Crítica | Streaming e VoD

Tá Chovendo Hamburguer

(Cloudy with a Chance of Meatballs, EUA, 2009)

De repente o céu fica escuro de nuvens e fatias de queijo começam a cair misteriosamente, quando a “chuva” engrossa, o que cai são grandes e suculentos sanduíches? Esse é o primeiro efeito metereológico da animação Tá Chovendo Hamburguer, da produtora Sony Pictures.

O filme é diferente de tudo que estamos acostumados a ver. Para começar, traz um nerd órfão de mãe e criado pelo pai pescador rústico e sem jeito, daqueles que sabe tudo sobre polímeros e conta piadas sem graça, no papel principal. E se o foco é um nerd inventor, nada melhor do que apostar na estética dos anos 80 e em muitas referências cinematográficas da época.

Apoie o Cenas

A criação das invenções acontece como nos clipes dos filmes da sessão da tarde daquela década e com direito à muitas luzes, botões e referências a clássicos nerds como Tron, Guerra nas Estrelas e outros. Ícones da época, que marcaram o período e a vida do personagem, também estão lá. O Genius na parede que o diga.

Além da homenagem a legião nerd e aos anos 80, a animação dá suas alfinetadas na sociedade. Figuras como o político manipulador, interesseiro, maquiavélico e egocêntrico; a celebridade instantânea que vive de algo que não existe há muitos anos e o policial de bom coração que cuida mais do corpo do que do intelecto são figuras que estimulam a crítica social de maneira eficaz e alcança todas as idades.

Embora tenha sequências de encher os olhos, como a da inauguração do parque da sardinha, a tecnologia 3D parece estar alguns passos atrás da que conhecemos com a Pixar e a DreamWorks e a diferença é percebida e comentada pelos mais novos. Mas, diferente das concorrentes, o filme se permite novas experiências e não faz feio, por exemplo, ao usar um recurso semelhante à câmera na mão.

As crianças adoram o filme, principalmente os que são metidos a inventor como o nosso crítico mirim Rodrigo, e têm uma visão mais romântica de tudo o que veem na tela. Mas a chuva de comida pode incomodar muito quando lembramos que o mundo real está morrendo de fome.

Problema à parte, Tá Chovendo Hamburguer traz um gostinho de saudade para quem viveu os anos 80 e acompanhou nas telonas ou telinhas filmes como Tron, Viagem Insólita e De Volta para o Futuro e, o mais importante, diverte o público.

Um Grande MomentoA destruição do parque.

Links

Comédia
Direção: Phil Lord, Chris Miller
Roteiro: Judi Barrett, Ron Barrett, Phil Lord, Chris Miller
Duração: 90 min.
Minha nota: 6/10
Nota do Digo: 7/10

Cecilia Barroso

Cecilia Barroso é jornalista cultural e crítica de cinema. Mãe do Digo e da Dani, essa tricolor das Laranjeiras convive desde muito cedo com a sétima arte, e tem influências, familiares ou não, dos mais diversos gêneros e escolas. É votante internacional do Globo de Ouro e faz parte da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema, Critics Choice Association, OFCS – Online Film Critics Society e das Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.
2 Comentários
Inline Feedbacks
Ver comentário
Wally
Wally
03/10/2009 12:38

Seu texto não me deu vontade de ir nos cinemas vê-lo… mas pode ser um bom programa para ir acompanhado da irmã pequena.

Botão Voltar ao topo