3º Festival Feminino celebra o Dia da Mulher

Começando os trabalhos, a 3ª edição do Festival Feminino está entre as atividades do Dia Internacional da Mulher neste 2021 tomado pelo Covid-19 e pelo isolamento social. Em versão online, com uma mostra de filmes, rodas de conversa e atividades diversas, o evento traz como tema o lugar do corpo feminino na sociedade. As produções já estão disponíveis para visualização gratuita na plataforma da Spcine Play e no Youtube do Quebrando o Tabu.

Como dinâmica, o Festival Feminino partirá dos filmes para rodas de bate-papo que guiarão a programação diária. Rachel de Toledo Piza, curadora da mostra, esclarece que “com o aumento diário da violência contra a mulher em todas as esferas, mas principalmente da violência doméstica durante a pandemia, nota-se como é inseguro esse lugar casa e esse lugar corpo”. Ela ainda conta sobre a escolha dos temas das rodas de bate-papo: “Partindo da experiência do feminino, desdobramos três Corpos como lugar de fragilidade, luta, empoderamento e libertação: Corpo Delito, Corpo Político e Corpo Liberto”, conta.

No dia 04 de março, a partir das 19h, a roda de conversa será focada no filme Um Céu de Estrelas, e contará com a participação da diretora Tata Amaral, e da promotora de justiça Gabriela Manssur, para debaterem sobre o Corpo Delito.

Para falar sobre o Corpo Político, na sexta-feira, dia 05 de março, o festival contará com a deputada estadual Isa Penna e Isadora Brant, diretora da série documental Eleitas – Mulheres na Política, que inspira o debate.

Já no sábado, 06 de março, o Corpo Liberto toma a roda de conversa, com a comunicadora, historiadora e pesquisadora Giovanna Heliodoro, e a atriz Maria Ribeiro, em conversa inspirada no filme Que os olhos ruins não te enxerguem, de Roberto Maty e Thabata Vecchio

Além das rodas de conversa, a programação conta com shows, performances e graffiti. Toda a programação será transmitida pelas páginas do Facebook e YouTube do Festival e apresentada por Patricia Palumbo. Confira a agenda do 3º Festival Feminino:

Quarta-feira, 04 de março
A partir das 19h
Roda de conversa: Corpo Delito – “Um Céu de Estrelas”
Naruna Costa
Luedji Luna

Quinta-feira, 05 de março
A partir das 19h
Roda de conversa: Corpo Político – “Eleitas”
Mel Lisboa
Mariana Aydar

Sexta-feira, 06 de março
A partir das 19h
Roda de conversa: Corpo Liberto – “Que os olhos ruins não te enxerguem”
Kimani
As Baías

Sábado, 07 de março
13h00 – Funmilayo Afrobeat Orquestra
15h00 – Clarianas
17h00 – Josyara
19h00 – Anelis Assumpção

Classificação: livre
Intérprete de LIBRAS nas rodas de conversa