6 filmes sobre segurança cibernética que você deveria assistir

Nos últimos anos, discussões sobre vazamento de dados e segurança da informação têm se tornado frequentes nos noticiários. E por um bom motivo: nunca antes se compartilhou tanto na internet. Embora isso proporcione praticidade no cotidiano, os perigos são abundantes.

Para compreender sobre esses conceitos às vezes um pouco confusos, filmes são um excelente veículo. Pensando nisso, eu selecionei 6 dentre os melhores filmes que falam sobre questões de segurança cibernética e origens da computação e da internet.

Netflix

1 – Privacidade Hackeada (2019)

Segundo documentário e filme mais recente da lista, Privacidade Hackeada foi lançado em 2019, na plataforma de streaming Netflix. O filme trata de um caso específico, envolvendo o escândalo de coleta de informações entre o Facebook e a organização Cambridge Analytica.

A partir do evento bombástico, o longa explora questões de segurança de informações na internet e como dados importantes são usados por empresas de maneira maliciosa, apontando para a necessidade de cuidados e proteção quando se acessa a internet.

A fim de proteger informações pessoais de eventuais vazamentos e invasões, uma solução é o uso de programas antivírus confiáveis porque deixam seu computador ou dispositivo longe de hackers. 

Quando falamos sobre segurança cibernética, precauções como essa, aliadas a informações corretas, fazem toda a diferença.

Sony Pictures

2 – A Rede Social (2010)

Apesar do constante declínio em visitações nos últimos anos, o Facebook continua sendo a rede social mais usada do mundo, com quase três bilhões de usuários. Naturalmente, a popularidade do site tem uma origem, a qual é contada no longa-metragem A Rede Social.

Dirigido pelo aclamado David Fincher, o filme conta a história da fundação do Facebook e do início da carreira de seu criador, Mark Zuckerberg. Levando em conta as controvérsias envolvendo a rede e a proteção de dados de seus usuários, o filme tem relevância crucial.

Jack English/The Weinstein Company

3 – O Jogo da Imitação (2014)

É impossível imaginar como seriam nossas vistas sem o advento dos computadores. Todo o conhecimento do mundo está ao alcance de nossas mãos, algo que só foi possível graças ao matemático Alan Turing, pai da Ciência da Computação e inventor do primeiro computador.

O Jogo da Imitação conta um pouco da trágica história de Turing e dos avanços científicos promovidos por ele durante o seu período de vida. Sem os esforços dele, o futuro dos computadores e da internet teria sido completamente diferente.

Sony Pictures

4 – Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres (2011)

Em 2005 o mundo teve o primeiro contato com aquela que se tornaria uma das sagas de romance policial mais famosas. “Os Homens que Não Amavam as Mulheres”, primeiro livro, foi lançado no ano em questão, após o trágico falecimento do escritor sueco Stieg Larsson.

O livro conta a história de Lisbeth Salander, uma hacker bastante talentosa e que acaba se envolvendo com figuras perigosas. O romance foi adaptado para um longa-metragem estadunidense em 2011, dirigido pelo mesmo cineasta responsável por A Rede Social.

MGM

5 – Jogos de Guerra (1983)

Lançado em 1983, Jogos de Guerra existe em um contexto muito diferente de todos os outros filmes dessa lista. Embora tecnologias em computação já fossem bastante desenvolvidas nos anos 80, nós ainda estávamos longe de ter a internet como a conhecemos.

É nesse cenário que somos apresentados à história de David (interpretado por Matthew Broderick), um gênio da computação capaz de acessar bancos de dados e roubar informações privilegiadas. O filme oferece um olhar histórico sobre um período único para a computação.

HBO

6 – Cidadãoquatro (2014)

Em 2013 a internet foi virada de cabeça para baixo com as revelações sobre o sistema de vigilância empregado pelo governo dos Estados Unidos em seus cidadãos. As informações surgiram de Edward Snowden, um habilidoso consultor de segurança em computação.

Cidadãoquatro é um documentário a respeito de Snowden e de como ele foi capaz de utilizar sua expertise para descobrir informações cruciais sobre a segurança dos dados de seus conterrâneos. No contexto da segurança cibernética, o mundo nunca mais foi o mesmo.

Filmes divertem, mas eles também são fontes de conhecimento. Através deles, sejam aqueles ficcionais ou não, nós conseguimos aprender um pouco mais sobre a vastidão da internet e como estamos consideravelmente indefesos diante dos perigos dela. 

Sair da versão mobile