A música desempenha um papel icônico no cinema, contribuindo para algumas das cenas mais memoráveis da história. Quem pode esquecer Judy Garland cantando “Somewhere Over The Rainbow” no musical O Mágico de Oz.
Ou, através do poder do conjunto orquestral, convocando emoções como medo, surpresa, felicidade ou melancolia para ajudar a definir a impressionante capacidade do cinema de inspirar nossa imaginação.
Podem ser as notas simples do “du-duh, du-duh” de John Williams em Tubarão de Spielberg ou Bernard Herrmann complementando a tensão dramática de Hitchcock em tantos de seus filmes inesquecíveis.
Música e cinema andam lado a lado
Seja uma sequência de dança espontânea, um canto improvisado ou o uso perfeitamente sincronizado de um hit pop, a música sempre andou de mãos dadas com o cinema (mesmo durante a era silenciosa, quando um músico ao vivo costumava acompanhar a ação na tela).
Para refrescar sua memória, ou até mesmo sugerir novos filmes para você adicionar a sua lista de ‘filmes para assistir’, separamos a seguir 7 cenas e suas respectivas músicas que estão no imaginário de quase todos os fãs de cinema.
Mas antes disso, vale ressaltar que talvez você não encontre alguns desses filmes na Netflix. Isso se deve a restrições geográficas e questões contratuais que limitam o catálogo do serviço em determinadas regiões.
Contudo, é possível contornar o problema facilmente com uma VPN para Netflix gratuita e segura para ter acesso a filmes que não estão disponíveis em nossa região. Dito isso, sem mais delongas, aqui está nossa lista!
#1. Dirty Dancing: Ritmo Quente
A cena de dança no final de ‘Dirty Dancing’, onde Bill Medley e Jennifer Warnes cantam “(I’ve Had) The Time of My Life” enquanto Patrick Swayze e Jennifer Gray executam sua dança final é um dos grandes momentos de feelgood do filme.
- Música: (I’ve Had) The Time of My Life (Bill Medley/Jennifer Warnes).
#2. Ghost: Do Outro Lado da Vida
Para Ghost funcionar como um filme – para que seu drama marque e para as emoções que ele quer ressoar na audiência – a cena em que “Unchained Melody” toca enquanto Sam e Molly fazem amor, é fundamental para o filme como um todo.
- Música: Unchained Melody (Righteous Brothers).
#3. (500) Dias Com Ela
O sucesso cativante de Hall & Oates de 1981, “You Make My Dreams”, apareceu em muitos filmes ao longo dos anos, mas raramente tão efetivo quanto na trilha sonora de (500) Dias com ela, quando Joseph Gordon-Levitt Tom Hansen comemora o encontro com Summer Fin com um passeio no parque.
- Música: You Make My Dreams (Hall & Oates).
#4. Trainspotting: Sem Limites
A sombria “Perfect Day” de Lou Reed tocando sobre a overdose de heroína de Mark Renton é o acompanhamento irônico do anti-herói do filme vendo em primeira mão o lado mais sombrio do abuso de drogas.
A música é considerada por alguns como uma lembrança romantizada do uso de heroína do próprio cantor, mas o próprio Reed disse que essa interpretação não foi intencional.
- Música: Perfect Day (Lou Reed).
#5. Os Irmãos Cara de Pau
Uma cena que não deixará de colocar um sorriso no rosto de ninguém, é Ray Charles cantando “Shake A Tail Feather” é um dos muitos destaques desta comédia musical histórica.
- Música: Shake A Tail Feather (Ray Charles)
#6. Os Embalos de Sábado à Noite
A fase disco anos 70 dos Bee Gees nos oferece muitos momentos musicais inesquecíveis, mas um em particular se destaca.
Alguns dirão que a melhor cena de dança do filme é quando Tony Manero, de John Travolta, dança com Stephanie Mangano, de Karen Lynn Gorney, em “More Than A Woman”, mas o brilhante esforço solo de Travolta em “You Should Be Dancing” é o verdadeiro destaque, o talentoso ator exigindo nossa atenção enquanto ele assume a pista de dança.
- Música: You Should Be Dancing (Bee Gees)
#7. Cães de Aluguel
É a ironia que Quentin Tarantino encontra na cena em que “Stuck in the Middle With You” de Stealers Wheel toca enquanto o gângster psicótico de Michael Madsen tortura um policial que torna essa cena tão inesquecível.
É certo que alguém cortando a orelha de outra pessoa provavelmente é uma cena que ficará na memória, mas a melodia edificante que a acompanha o ponto alto do meio do filme seu senso de humor sádico e excêntrico.
- Música: Stuck In The Middle With You (Roda dos Stealers)