(Abril Despedaçado, BRA, 2001)
Drama
Direção: Walter Salles
Elenco: Rodrigo Santoro, José Dumont, Rita Assemany, Ravi Ramos Lacerda, Luiz Carlos Vanconcelos, Caio Junqueira, Wagner Moura, Othon Bastos, Flavia Marco Antonio, Gero Camilo, Mariana Loureiro
Roteiro: Ismail Kadare (romance), João Moreira Salles e Daniela Thomas (diálogo adicional), Karim Ainouz, Sérgio Machado, Walter Salles
Duração: 105 min.
Sinopse
Abril 1910 – Na geografia desértica do sertão brasileiro, uma camisa manchada de sangue balança com o vento. Tonho (Rodrigo Santoro), filho do meio da família Breves, é impelido pelo pai (José Drumont) a vingar a morte do seu irmão mais velho, vítima de uma luta ancestral entre famílias pela posse da terra.
Se cumprir sua missão, Tonho sabe que sua vida ficará partida em dois: os 20 anos que ele já viveu, e o pouco tempo que lhe restará para viver. Ele será então perseguido por um membro da família rival, como dita o código da vingança da região.
Angustiado pela perspectiva da morte e instigado pelo seu irmão menor, Pacu (Ravi Ramos Lacerda), Tonho começa a questionar a lógica da violência e da tradição. É quando dois artistas de um pequeno circo itinerante cruzam o seu caminho.
Prêmios e indicações (as categorias premiadas estão em negrito)
BAFTA: Filme em Língua Estrangeira
Globo de Ouro: Filme Estrangeiro
Festival de Havana: Prêmio Casa das Américas, Direção
Links