A Academia Brasileira de Cinema divulgou hoje (8) a shortlist com os seis longas-metragens pré-selecionados para representar o Brasil na corrida pelo Oscar® 2026. O anúncio do filme escolhido pela comissão de seleção será feito no dia 15 de setembro, quando será definido o candidato brasileiro à categoria de Melhor Filme Internacional.
Foram inscritos 16 títulos nesta edição, dos quais seis seguem na disputa:
- Baby, de Marcelo Caetano
- Kasa Branca, de Luciano Vidigal
- Manas, de Marianna Brennand
- O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho
- O Último Azul, de Gabriel Mascaro
- Oeste Outra Vez, de Erico Rassi
A comissão responsável pela escolha final terá seus integrantes revelados também no dia 15 de setembro.
Entre os selecionados, destacam-se produções que passaram por importantes festivais internacionais e que abordam temas diversos, da juventude em situação de vulnerabilidade social até reflexões sobre envelhecimento, violência, tecnologia e família.
O longa escolhido entrará oficialmente na disputa pela indicação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
Embora todos os títulos tenham chance e qualidade para disputar uma vaga no Oscar® 2026, Existe uma vantagem para o longa pernambucano O Agente Secreto, vencedor de dois prêmios no Festival de Cannes deste ano, os de Melhor Direção, para Mendonça Filho, e Melhor Ator, para Wagner Moura.
Em 2025, o Brasil conquistou pela primeira vez o Oscar de Melhor Filme Internacional com Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, além de ter sido indicado nas categorias de Melhor Filme e Melhor Atriz (Fernanda Torres). A vitória histórica ampliou a visibilidade do cinema brasileiro no cenário mundial e reforçou a expectativa em torno do próximo representante do país na premiação.