Mistério
Criador:
Temporada: 3
Elenco: Ivana Baquero, Jon Kortajarena, Alejandra Onieva, José Sacristán
Duração média: 50 min.
Canal Netflix
[/box-novo]
Quando assassinato, mistério, fantasmas, nazismo, vírus mortal, usurpadora, romance e crítica social entram em um transatlântico com festas exuberantes e cenário de requinte, é impossível achar muito bom, mas não dá para largar até acabar e desejar ainda mais… Cuidado! Alto Mar, da Netflix, é a porta de entrada para um caminho que pode não ter volta e quando você se der conta, já pode estar no fundo do poço do vício: como uma boa e velha trama espanhola, a cada episódio seu fim já chama o próximo, assim fica muito difícil não ir adiante.
Tudo começa quando a família Villanueva embarca no navio em direção ao Brasil. Minutos antes, encontram com uma mulher totalmente desconhecida, que pede ajuda para fugir do marido que quer matá-la e se esconde no baú de roupas das irmãs Carolina e Eva, protagonistas da série. Já em alto mar, uma mulher é vista caindo na água, todo mundo vira suspeito e de um tudo começa a acontecer.
Carolina (Alejandra Onieva) vai se casar com o dono do transatlântico, o que a faz cometer um monte de bobagem para poupá-lo de preocupações (lembra que é anos 40 e a mulherada tinha disso, de poupar os homens) e não estragar sua festa. É a mais inocentona das irmãs, mas vez ou outra acerta uma. Eva (Ivana Baquero), é a escritora, com jeitão de detetive que só arruma confusão, mas se vende como a sabichona se metendo em assuntos aleatórios, e arruma um boy para chamar de seu no convés com cabelo ao vento.
Tudo bem que a escola espanhola é maravilhosa, mas não tem como não perceber referências de Agatha Christie quando se tem as reviravoltas ou os detalhes compondo a solução do mistério. E para os amantes de uma trama novelesca, aquela mistura de coisas: vingança, morto que não estava morto, traição e segredo no estilo Revenge estão presentes também.
O tempo todo acontece um monte de coisa que ninguém percebe, mas invariavelmente vai ser desvendado e amarrado a outra coisa mais doida em um diálogo de super sacação entre as irmãs ou Eva e seu novo crush, Nicolás (Jon Kortajarena), que trabalha no navio. Os sentimentos criados pelo roteiro, pelos personagens, pela atuação e pela sua dedicação a tudo isso se tornam confusos ao longo do tempo, mas como todo o resto que eventualmente lhe trazia peso e desconforto na vida cessa quando o play é acionado, ela vai tomando conta da sua alma.
Em geral se experimenta para uma fuga da realidade, ou por um incentivo de amigos, para ver como é, para ficar na moda ou coisa assim. A oferta e a variedade são grandes. A indústria farmacêutica já reconhece sua relevância e já extrai o que há de melhor para colocar em pequenas porções para que se use em doses controladas e recomendadas. É preciso reconhecer que antes de tudo há uma dor primária tentando ser esquecida acompanhando incessantemente o turbilhão de coisas que os Villanuevas, e seus companheiros de viagem, são capazes tentando cruzar o Atlântico.
Mergulhe de cabeça em Alto Mar se gosta de personagens profundos, mistérios surpreendentes, romances impossíveis, cenários e figurinos impecáveis, ou se tem algo que tá te incomodando e fazendo você precisar de algum alívio no coração ou cabeça, mas não diga que não avisamos que pode ser que tenha problemas para parar.
Melhor episódio
T01E08 – Caim