Amor à Flor da Pele

(Fa yeung nin wa, HKG/FRA, 2000)

Drama

Direção: Kar Wai Wong

Elenco: Maggie Cheung, Tony Leung Chiu Wai, Rebecca Pan, Kelly Lai Chen, Man-Lei Chan, Ping Lam Siu

Roteiro: Kar Wai Wong

Duração: 98 min.

Minha nota: 8/10

Sentimentos duros como o abandono, a solidão, o medo, a dor da traição, a perda e a carência acabam sendo responsáveis pelo início de uma paixão doída, distante e arrebatadora.

Dois vizinhos, após descobrirem que são traídos pelos seus companheiros, aproximam-se e tentam, de alguma maneira, sobreviver ao fato. Com a proximidade e a necessidade, ambos criam uma dinâmica que transita entre o medo de ficar sozinho, a desilusão, o costume, o vício e o amor.

O pintor Kar Wai Wong exercita a sua habilidade com as imagens e as cores. Apaixonado por décadas passadas, traz à tela imagens e cenários antigos e envolventes para tratar um de seus temas favoritos também, a desilusão.

Os atores principais, além da química, demonstram toda a sua competência para transmitir sentimentos confusos e discretos. A trilha sonora, composta por canções em espanhol de Nat King Cole, completa o clima.

Apesar de todo o andamento do filme, a beleza estonteante e seu significado, as cenas finais são longas demais e podem cansar os espectadores. Mas não o bastante para tirar o brilho do filme.

Doído e agoniante, belo e interessante, o filme é uma preciosidade e merece ser visto por todo mundo. Dores no coração, vazios no estômago e lágrimas nos olhos podem ocorrer ocasionalmente.

Um Grande Momento

O ensaio de um adeus.



Prêmios e indicações
(as categorias premiadas estão em negrito)

BAFTA: Filme em Lingua Estrangeira

Cannes: Palma de Ouro, Melhor Ator (Tony Leung Chiu Wai), Grande Prêmio Técnico (Christopher Doyle, Pin Bing Lee, William Chang)

César: Filme Estrangeiro

Links

Site Oficial

Imdb



Sair da versão mobile