CineBH encerra 19ª edição com balanço positivo

“Mais do que um festival, a CineBH é um espaço que provoca encontros capazes de transformar trajetórias, construir pontes e ampliar horizontes, colocando o cinema latino-americano no centro das conversas globais”. As palavras são de Raquel Hallak, diretora do Universo Produção e coordenadora do evento e que refletem bem esta 19ª edição. Em seis dias de intensa programação gratuita, foram mais de 15 mil pessoas em nove espaços culturais da cidade.

Neste domingo (28), foram anunciados os filmes vencedores da Mostra Território e os projetos contemplados no Brasil CineMundi. O prêmio principal da Mostra Território foi concedido ao longa Quemadura China, produção uruguaia dirigida por Verónica Perrotta. O júri destacou a radical originalidade da obra, que entrelaça íntimo e coletivo, grotesco e lírico, teatral e cinematográfico. Outros reconhecimentos foram entregues ao elenco de Chicharras (México), eleito Melhor Presença, e à montagem de Huaquero (Peru). O Prêmio Abraccine foi para Punku (Peru), que também concedeu uma menção honroso para Chicharras.

No Brasil CineMundi, o júri oficial premiou o projeto Filhas do Mangue, escrito e dirigido por Stella Carneiro, de Alagoas, exaltando a potência de uma voz jovem e singular que conecta intimidade e questões socioambientais. Entre os destaques, o projeto Você? Mãe?, de Daniel Gonçalves e Nathalia Santos, foi agraciado em três categorias diferentes (DocBrasil, Conecta e DocSP), confirmando-se como uma das apostas mais fortes.

Um festival em números

Com o tema “Horizontes latinos: nós somos o nosso futuro?”, a CineBH 2025 exibiu 101 filmes de 13 países, ofertou 160 vagas em atividades formativas, promoveu 16 debates internacionais, realizou 48 sessões comentadas e reuniu profissionais de 16 países no Brasil CineMundi, que contabilizou 370 encontros de coprodução.

A programação incluiu sessões gratuitas em 12 mostras temáticas, reunindo obras de 17 estados brasileiros e de países como Argentina, Colômbia, México, Cuba, República Dominicana, Equador, Peru, Chile, Uruguai, Porto Rico, Bélgica e Estados Unidos. O festival também impactou o público jovem: mais de 2 mil estudantes de 13 escolas participaram do programa Cine-Expressão – A Escola Vai ao Cinema, que exibiu 15 curtas infantojuvenis com debates e material pedagógico.


Lista de premiados

Mostra Território

Brasil CineMundi

Sair da versão mobile