Conheça os vencedores do 13º MyFrenchFilmFestival

Foram anunciados os vencedores do 13º MyFrenchFilmFestival, o Júri Internacional, composto por Emily Atef, Chie Hayakawa, Juho Kuosmanen, Sergei Loznitsa e Albert Serra, escolheu o longa Rien à foutre (selecionado em parceria com Wallonie Bruxelles Images), de Julie Lecoustre e Emmanuel Marre, para receber o Grande Prêmio, que acompanha o valor de 15 mil euros.

“Optamos por atribuir o Grande Prêmio a ‘Rien à foutre’, o primeiro longa-metragem de Julie Lecoustre e Emmanuel Marre, pelo seu ponto de vista muito singular e contemporâneo sobre a vida de uma comissária de bordo de companhias aéreas de baixo custo, tentando escapar de sua vida cotidiana. Maravilhosamente interpretado por Adèle Exarchopoulos, o filme explora um mundo desumanizado entre os dois, no qual as assistentes de bordo trabalham para os supermercados das companhias aéreas. Com escolhas artísticas fortes e cinematografia ousada e crua, os dois realizadores retratam uma doença contemporânea: a necessidade de deixar a superfície da terra e a miragem que se segue.” declarou por unanimidade o Júri Internacional.
 

O Júri de imprensa internacional, composto por Foteini Alevra (Grécia), Emilie Gambade (África do Sul), Kong Rithdee (Tailândia), Marcelo Stiletano (Argentina), Aramide Tinubu (EUA), Larisa Turea (Moldávia) e Albert Zagt (Países Baixos), atribuiu o Prêmio de melhor longa-metragem ao filme Os Magnéticos, de Vincent Maël Cardona e o Prêmio de melhor curta-metragem a Paloma, de Hugo Bardin.

O realizador e ator Hugo Bardin assina uma comovente e surpreendente história de amor entre duas personagens ousadas. A poesia do roteiro combinada com a força da representação conjuga emoções, humor, medo e esperança – ingredientes que fazem grandes filmes.

No seu primeiro longa-metragem, Vincent Maël Cardona entrelaça uma delicada história de amor epistolar com a dor da perda de um irmão, tudo ritmado pela energia de uma poderosa trilha sonora. Com um sentido agudo de direção, o realizador retrata as frustrações, as raivas e as esperanças de uma juventude: uma verdadeira declaração de amor aos anos 80.” sublinhou por seu lado o Júri de Imprensa Internacional.

Ainda dá tempo de votar! Durante o MyFrenchFilmFestival, o público também é júri e as estrelas que você dá para os seus filmes favoritos acabam virando prêmios também. Então, não esqueça de votar nos curtas e longas que você quer ver todos os vencedores do 13º MyFrenchFilmFestival no dia 14 de fevereiro, quando sairá a lista completa, com os Prêmios do Público.

Até lá, aproveite os dois últimos dias para ver e rever os filmes dos festival! Lembrando que toda a programação é gratuita e está disponível no site e nas plataformas parceiras.

Sair da versão mobile