Mediados por Gisella Cardoso, os debates fazem parte da mostra “Cinema Indiano Contemporâneo”, que acontece de 10 a 22 de agosto no Cinema 1 da CAIXA Cultural do Rio de Janeiro.
Debate 1
Dia 12 (quinta-feira), às 20h20: A Índia e o cinema – De Bollywood a Calcutá
Este primeiro debate buscará falar dos costumes, da cultura e do modo de pensar indiano através dos filmes e cineastas presentes na mostra, apresentando assim as diferentes indústrias existentes no país, e abordando também o modo com que os conflitos e anseios dessa sociedade estão refletidos no seu cinema.
Debatedores
Gisella Cardoso – Curadora da mostra, é formada em Cinema e Comunicação. Realizou a coordenação e curadoria também das mostras “Paulo José – 40 anos de cinema” (2005), “Olhares Neorrealistas”(2007), e “Nouvelle Vague Indiana” (2008-2009), realizadas no Rio de Janeiro, em São Paulo e Brasília.
Humberto Giancristofaro – professor de ioga, filosofia e cultura indiana, certificado em 1999 na Yoga-Vedanta Forest University em Rishikesh, Himalaya (Índia). Bacharel em Filosofia na UFRJ e Universidade Paris VIII. É sócio-colaborador da Questão de
Crítica – revista eletrônica de críticas e estudos teatrais.
José Carlos Monteiro – professor na Universidade Federal Fluminense. Foi crítico no jornal O Globo, Jornal do Brasil e revista Isto É, editor das revistas Filme Cultura e Guia de Filmes. Escreveu vários ensaios, entre os quais História Visual do Cinema Brasileiro.
Raquel Valadares – bacharel em Cinema pela Universidade Federal Fluminense. Dirigiu o documentário Corpo de Bollywood, o povo quer cinema (2007), sobre o cinema popular indiano e que foi rodado no próprio país; trabalhou como assistente de direção na novela Caminho das Índias (2009), de Glória Perez e Marcos Schechtman; e atualmente faz a pesquisa do programa Um pé de quê?, edição especial “Japão”, de Estevão Ciavatta e Regina Casé.
Debate 2
Dia 19 agosto (quinta-feira), às 20h20: Para onde aponta o cinema indiano contemporâneo?
O segundo debate visa pensar o que esse cinema traz de novo e particular em termos de linguagem, fazendo uma análise sobre a inventividade e abstração dos filmes tanto a partir dos grandes sucessos de Bollywood, quanto a partir dos outros núcleos cinematográficos presentes na mostra, especialmente o cinema mayalam e tâmil.
Debatedores
Cora Ronái é colunista do Globo, e tem o blog coraronai.blogspot.com, onde escreve sobre a Índia.
Ibirá Machado é formado em geografia pela Universidade de São Paulo e pesquisador de cultura indiana. Em 2008, criou a primeira página em português na internet sobre o cinema indiano (cinemaindiano.blogspot.com), hoje o mais completo espaço brasileiro sobre cinema indiano. Foi curador da Mostra “De Bollywood e Cinema Indiano”, em São Paulo.
Tatiana Monassa é editora da revista eletrônica Contracampo. Editou os catálogos das mostras “Assim Canta Bollywood” (DF, 2005) e “As Muitas Faces de Jece Valadão” (RJ, 2006). Escreve para diversos catálogos de mostras de cinema, além de ministrar aulas e workshops, e participar de processos de seleção de filmes.
Serviço
Mostra “Cinema Indiano Contemporâneo”
Período: De 10 a 22 de agosto de 2010.
Horários: Sessões a partir de 12h
Aos sábados, sessões para crianças às 10h15
Debates: Dias 12 e 19 de agosto, às 20h20
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 2544 4080
Verifique a classificação indicativa de cada filme
Entrada gratuita para todas as sessões