Desejo e Reparação

(Atonement, GBR/FRA, 2007)

Drama

Direção: Joe Wright

Elenco: Saoirse Ronan, Brenda Blethyn, James McAvoy, Keira Knightley, Juno Temple, Patrick Kennedy, Benedict Cumberbatch, Romola Garai, Vanessa Redgrave

Roteiro: Ian McEwan (romance), Christopher Hampton

Duração: 123 min.

Minha nota: 7/10

Depois de muito sucesso e de muitas críticas positivas, finalmente assisti a Desejo e Reparação. Baseado no famoso romance Reparação, do britânico Ian McEwan, o filme traz a triste história de Briony, um aspirante a escritora que com sua imaginação destrói a sua vida e a de mais duas pessoas.

Robbie Turner e Cecilia Tellis vivem uma das histórias de amor mais tristes dos últimos tempos. Por causa de um vaso quebrado, os dois tem uma pequena discussão e ela resolve se despir para pegar um pedaço caído dentro de uma fonte.

Briony, irmã mais nova de Cecilia, com 13 anos, vê a cena e cria uma história de agressão sexual que só piora com outros fatos até culminar na acusação de que Robbie havia estuprado sua prima, Lola.

O filme tem um visual lindíssimo! A fotografia, de Seamus McGarvey, é quase perfeita e, além de se aproveitar de muitas paisagens naturais, ainda provoca os espectadores com as imagens.

O elenco está todo afiado, com destaque para a jovem Saoirse Ronan, que interpreta a pequena Briony. James McAvoy e Keira Knightley, os protagonistas da história de amor, estão convincentes, apesar de vez por outra escorregaram em maneirismos que já o acompanham há algum tempo.

Outros pontos altos do filme são a direção de arte de Sarah Greenwood e Katie Spencer, o figurino de Jacqueline Durran e a maravilhosa trilha de Dario Marianelli.

O diretor, sempre fiel ao romance, acerta na maioria dos enquadramentos e quando decide contar a história com várias idas e vindas, mas a idéia acaba perdendo seu brilho na segunda metade do filme, quando algumas cenas se alongam demais.

Com essa perda de ritmo o filme se torna cansativo em algumas passagens, mas consegue se segurar na boa história até que se recupera antes do final.

No final do balanço, o resultado é positivo e o filme é uma excelente pedida para quem quer assistir a um bom drama.

Os mais sensíveis não podem esquecer o lencinho.

Um Grande Momento

A entrevista.

Oscar 2008
Melhor Trilha Sonora (Dario Marianelli)



Prêmios e indicações
(as categorias premiadas estão em negrito)

Oscar: Filme, Roteiro Adaptado, Atriz Coadjuvante (Saoirse Ronan), Fotografia (Seamus McGarvey), Direção de Arte (Sarah Greenwood, Katie Spencer), Figurino (Jacqueline Durran), Trilha Sonora (Dario Marianelli)

BAFTA: Filme, Ator (James McAvoy), Atriz (Keira Knightley), Atriz Coadjuvante (Saoirse Ronan), Filme Britânico, Direção, Roteiro Adaptado, Fotografia, Direção de Arte, Figurino, Maquiagem (Ivana Primorac), Edição (Paul Tothill), Som (Danny Hambrook, Paul Hamblin, Catherine Hodgson, Becki Ponting), Trilha Sonora

Globo de Ouro: Filme de Drama, Direção, Roteiro Adaptado, Ator de Drama (James McAvoy), Atriz de Drama (Keira Knightley), Atriz Coadjuvante (Saoirse Ronan)

Festival de Veneza: Leão de Ouro, Prêmio do Fórum de Cinema e Literatura

Links

Imdb

 

Sair da versão mobile