(The Founder, EUA, 2016)
Drama
Direção: John Lee Hancock
Elenco: Michael Keaton, Nick Offerman, John Carroll Lynch, Linda Cardellini, B.J. Novak, Laura Dern, Patrick Wilson
Roteiro: Robert D. Siegel
Duração: 115 min.
Nota: 5 ★★★★★☆☆☆☆☆

Em tempos de empreendedorismo, com CEOs e pequenos e grandes empresários espalhados ao redor do mundo, Fome de Poder conta a história do império alimentício McDonald´s, desde a primeira lanchonete e seu conceito inovador, até a ascensão da rede em todo o planeta.

Michael Keaton (Birdman) é Ray Kroc, um persistente vendedor de liquidificadores para lanchonetes, em mais uma empreitada em meio a muitas outras que não deram certo. Um dia Ray recebe um pedido anormal, muito maior do que as lanchonetes daquela época precisavam, e decide ir conhecer de perto o estabelecimento.

Trata-se da lanchonete dos irmãos Richard e Maurice, um estabelecimento moderno, organizado, rápido e que oferece sanduíches de ótima qualidade a preços acessíveis. É aqui que começa a história do McDonald’s. Ray enxerga um enorme potencial naquele negócio, mas não será fácil convencer os irmãos sobre cada passo a ser dado, em busca de lucros e fama para o restaurante fast food.

Com direção de John Lee Hancock, de Walt nos Bastidores de Mary Poppins (2013) e Um Sonho Possível (2009), a trajetória da empresa e a história dos personagens são narradas de forma simples, ou econômica, para ser mais exato, o que dá ao filme um ritmo lento.

O elenco está repleto de bons atores, com destaque para Michael Keaton, que através de sua atuação mantém a dualidade da história. Se a América é a terra das oportunidades – e isso está presente no discurso de Ray – a fartura de negócios e diversas possibilidades acentuam também a concorrência e a guerra inescrupulosa para obter-se cada vez mais lucro.

É um acerto do filme não explorar e nem rotular seu personagem principal como bom ou mal, deixando esta definição a critério do público. Ao redor do personagem de Keaton, atores interessantes dão vida a personagens menores e pouco explorados. Laura Dern (Livre) é Ethel Kroc, esposa de Ray, uma mulher totalmente à margem da vida do marido. B.J. Novak (Bastardos Inglórios), John Carroll Lynch (Ilha do Medo), Linda Cardellini (Pai em Dose Dupla) e Patrick Wilson (Invocação do Mal) completam o elenco.

Com uma história bastante curiosa, é divertido ver cada negociação, cada estratégia. Fome de Poder atém-se apenas em contar a história e cumpre este propósito, mas, como experiência cinematográfica, não ultrapassa esta intenção.

Um Grande Momento:
Discurso final.

Links

No IMDb