Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis chega ao fim

Depois de alcançar 10 mil pessoas e cerca de 100 escolas, a 18ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis chegou ao fim neste final de semana comemorando a infância de várias maneiras e se confirmando como o mais importante evento audiovisual voltado ao público infanto-juvenil.

O curta-metragem “Bicho do Mato”, sobre a mudança de Jussara e sua família do campo para a cidade, foi o escolhido pelo Júri Infantil. “Gostei muito da personagem principal, que sofria bullying por ser do interior e ter um sotaque diferente, e ela provou ser uma pessoa muito especial”, conta Marina Vale Queiróz, de 9 anos, uma das 6 crianças do júri, que também atribuiu uma menção honrosa ao vídeo “Dela”.

Para o público, composto por crianças e adultos, o melhor curta-metragem nacional foi “Carlitos Esfomeado”, uma animação em stop motion onde um dos mais icônicos personagens do cinema, Carlitos, se diverte criando uma pizza imaginária. O filme fez parte de um projeto disciplinar desenvolvido por alunos e alunas da Escola dos Sonhos, de Florianópolis. Entre os filmes estrangeiros, quem se destacou foi o curta-metragem de animação chileno “Pichintún”, que mostra a história de Miguel, um menino cego cheio de energia.

Bicho do mato, de Juliana Sanson

Para o Júri Técnico, a melhor ficção foi “O Véu de Amani”, que retrata o cotidiano de uma menina paquistanesa no Brasil. “Um tema contemporâneo acerca dos imigrantes, uma personagem muçulmana, que perdeu mãe e irmão na guerra, foi lindamente retratado, do formato a fotografia, da estética narrativa a construção dos personagens, nos prendendo desde o começo”, afirma Gláucia Dias da Costa, uma das três juradas desta edição, que também brindou o filme “Dono de Casa” com uma merecida menção honrosa.

A melhor animação foi “Vivi Lobo e o quarto mágico”. “A temática do bullying e do empoderamento feminino apresentado no curta foi muito bem realizado, com delicadeza e um estilo visual lindo”, finaliza Glaucia, que, em conjunto com o Júri Técnico, ofereceu a série Mytikah, o livro dos heróis, outra menção honrosa.

O auditório do Teatro Pedro Ivo estava lotado para o encerramento, que contou com o espetáculo musical “Festa”, da premiada Banda Mirim, de São Paulo, e a exibição ao ar livre, no início da noite, dos filmes premiados, pelo projeto Cinesolar, que se utiliza de energia solar.

Vivi Lobo e o quarto mágico, de Isabelle Santos e Edu MZ Camargo

Confira os premiados da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis 2019

Prêmio Júri Infantil

Prêmio Júri Técnico

Júri Popular

Mais informações no site do evento.

Sair da versão mobile