A curadoria da Mostra do Filme Livre 2023 divulgou a seleção de filmes de sua 20ª edição, que acontecerá, com entrada franca, de 14 a 24 de setembro, no Estação Net Botafogo, Cinemateca do MAM, CCJF e CCBB.
Segundo o criador do evento, Guilherme Whitaker, neste ano foram 1.300 filmes e, depois de meses de trabalho de curadoria, a equipe selecionou os títulos que acredita serem os mais representativos do cinema possível no Brasil de agora. “Estamos muito felizes e ansiosos para exibir e papear sobre tantos filmes no Rio de Janeiro e demais itinerâncias que hão de vir com o apoio da Lei Paulo Gustavo Brasil”, afirmou.
O estado com mais filmes selecionados foi o Rio de Janeiro, com exatos 60 filmes, seguido por São Paulo com 36, Minas Gerais com 13, Santa Catarina com 12 e Ceará com 8, entre curtas, médias e longas, de todos os gêneros. A lista dos 172 filmes selecionados da MFL 2023 está em https://www.mostralivre.com.
Os selecionados concorrerão a uma premiação de 7.000 reais na mostra presencial (mil reais para 7 filmes). Outros 3.000 reais serão a premiação da mostra online (mil reais para 3 filmes), apenas para os filmes indicados, em lista a ser publicada em breve.
A MFL 2023 é dedicada a Nilson Primitivo, Maurice Capovilla, Carlos Alberto Prates, Clóvis Molinari e Ely Marques e em agosto será publicada a programação completa do evento.