De 9 a 21 de setembro, a CAIXA Cultural Rio de Janeiro recebe a mostra O Cinema de Nicolas Philibert, primeira retrospectiva no Rio dedicada ao cineasta francês, um dos grandes documentaristas contemporâneos. O próprio Philibert virá ao Brasil para participar de sessões, debates e uma masterclass. A entrada é gratuita.
Serão exibidos 14 longas-metragens, entre eles No Adamant (Urso de Ouro em Berlim 2023), que abre o evento no dia 9, às 17h, seguido de bate-papo com o diretor. Também estão na programação Ser e Ter (2002), único filme do cineasta lançado comercialmente no Brasil, e títulos inéditos como A Máquina de escrever e outros aborrecimentos e Averroès & Rosa Parks (2024).
Além das sessões, a programação inclui um debate no dia 11, uma masterclass no dia 13 e o lançamento de um catálogo bilíngue com artigos e entrevistas sobre sua obra.
Considerado um mestre do cinema da condição humana, Philibert construiu carreira marcada pela delicadeza no olhar e já foi homenageado em instituições como o MoMA (Nova York) e o British Film Institute (Londres). Agora, chega ao Rio para um encontro inédito com o público brasileiro.
Confira a programação completa da mostra O Cinema de Nicolas Philibert