O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford

(The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford, EUA, 2007)

Drama/Faroeste

Direção: Andrew Dominik

Elenco: Brad Pitt, Casey Affleck, Sam Rockwell, Sam Shepard, Mary-Louise Parker, Jeremy Renner, Garret Dillahunt, Paul Schneider, Zooey Deschanel

Roteiro: Rob Hansen (romance), Andrew Dominik

Duração: 160 min.

Minha nota: 8/10

Por si só, a história de um dos maiores fora-da-lei dos Estados Unidos já daria muito pano para manga, vide todos os livros, gibis, músicas e filmes que trataram do mesmo tema. Os roubos, a vida e a morte de Jesse James estão sempre sendo recontados e Andrew Dominik resolveu mostrar a sua versão para a história.

Jesse e seu bando eram famosos por roubos audaciosos a bancos e ferrovias. Apesar de sempre favorecerem somente a si próprios, consquistaram a simpatia da população americana e são vistos até hoje como os maiores símbolos do velho-oeste.

O tempo excessivo e o ritmo às vezes lento demais podem causar algum desagrado na platéia, mas são fundamentais na construção de uma obra de arte do cinema. Com uma fotografia impressionante e atuaçãos para lá de inspiradas, o filme vai se entranhando dentro de quem o asssiste e, de uma maneira sutil, faz com que vivamos tudo aquilo que vemos na tela.

O elenco está perfeito para um filme de western que não é como todos aqueles que já conhecemos e que vez por outra aparecem modernizados na tela. Brad Pitt interpreta um cansado e quase descrente Jesse James, enquanto um surpreendente Casey Affleck (que é muito melhor que o irmão mais conhecido) faz as vezes do afetado, fanático e traíra Robert Ford. Outros grandes nomes também estão presentes e Sam Rockwell merece destaque como Charley, o fiel escudeiro e James e, ao mesmo tempo, irmão mais velho de Ford.

A fotografia, de Roger Deakins, o favorito dos irmãos Coen, é algo que supera toda e qualquer expectativa. As composições, as cores e as locações são tão perfeitas que quase podemos conversar com aquilo que vemos.

A trilha sonora de Nick Cave e Warren Ellis também tem um papel muito importante no clima do filme.

Indispensável para todos aqueles que gostam do bom cinema.

Como disse antes, não deixe que o tempo do filme te desanime, pois o final é recompensador. Procure assistir descansado e, de preferência, sem ter acabado de comer muito.

Um Grande Momento

Brad Pitt, Casey Affleck e Sam Rockwell conversam no meio da noite e uma faca surge do nada.



Prêmios e indicações
(as categorias premiadas estão em negrito)

Oscar: Ator Coadjuvante (Casey Affleck), Fotografia (Roger Deakins)

Globo de Ouro: Ator Coadjuvante (Casey Affleck)

Festival de Veneza: Leão de Ouro, Melhor Ator (Brad Pitt)

Links

Site Oficial

Imdb

Sair da versão mobile