O cinema de mulheres árabes em destaque

Até o próximo dia 11 de abril, o público brasileiro terá a chance de ver dez filmes entre curtas e longas de Annemarie Jacir e Nujoom Al-Ghanem, diretoras árabes aclamadas pela crítica internacional na mostra Mulheres Árabes – Cinema & Poesia, totalmente online e gratuita, realizada pela Women and Film and Television do Brasil – WIFT Brasil com patrocínio da Lei Aldir Blanc.

SOBRE AS DIRETORAS 

Annemarie Jacir é uma das principais figuras da “Nova Onda do Cinema Árabe”, com dois filmes que estrearam como seleções oficiais do Festival de Cannes, um em Veneza, Berlim e Locarno. O seu filme de estreia “Sal deste Mar” foi o primeiro longa-metragem dirigido por uma mulher palestina. Todos os seus três filmes foram inscritos oficialmente no Oscar como representantes da Palestina. Com o compromisso de ensinar, treinar e contratar localmente, Annemarie também é curadora e mentora, promovendo ativamente o cinema independente na região. Ela atuou como membro do júri em Cannes, é membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e da Academia Britânica de Cinema e Televisão (BAFTA). É cofundadora da recém-criada Dar Yusuf Nasri Jacir para Arte e Pesquisa em Belém, cumprindo um sonho de família em estabelecer um espaço para as artes na Palestina.

Nujoom Al-Ghanem  é uma poeta, artista e diretora de cinema dos Emirados Árabes. Ela publicou oito coleções de poesia e dirigiu mais de vinte filmes. Al Ghanem é ativa em sua comunidade e é considerada uma escritora e cineasta bem estabelecida no mundo árabe. Suas realizações nas artes foram reconhecidas nacionalmente e internacionalmente. Ela é cofundadora da Nahar Productions, produtora de filmes com sede em Dubai. Atualmente ela trabalha como mentora profissional em cinema e redação criativa, além de consultora cultural e de mídia.

Toda programação da mostra será veiculada por meio da plataforma TodesPlay

“Esta mostra é sem precedentes por trazer o encontro de mulheres que são cineastas e poetisas”, explica Nagila Guimarães, curadora e co-fundadora da WIFT Brasil.

Sal Desse Mar

Confira a programação completa

**Filmes com exibição apenas para território brasileiro e limite de 300 visualizações. Os demais eventos ficarão online e disponíveis até o final da mostra.

09/04 – Sexta-feira
17h – Debate – Tamo Junta áudio português – 2021, 60 min.
19h – Vermelho, Azul & Amarelo (Red, Blue & Yellow), de Nujoom Al-Ghanem – Doc. 2013, 92 min.
21h – Migalhas para os pássaros (A few crumbs for the birds), de AnneMarie Jacir – 2005, 28 min.

10/04 – Sábado
17h – Sal Desse Mar (Salt of this Sea), de AnneMarie Jacir – Ficção, 2008, 109 min.
19h – Amal (Amal), de Nujoom Al-Ghanem – Doc, 2011, 88 min.

11/04 -Domingo
17h – Mel, Chuva & Poeira (Honey, Rain & Dust), de Nujoom Al-Ghanem – Ficção, 1999, 20 min.
19h – Jornada Impossível (Like Twenty Impossibles), de AnneMarie Jacir – 2003, 17 min.

Sair da versão mobile