O Curioso Caso de Benjamin Button

The Curious Case of Benjamin Button, EUA, 2008

Drama
Direção: David Fincher
Elenco: Cate Blanchett, Brad Pitt, Taraji P. Henson, Julia Ormond, Tilda Swinton, Jason Flemyng, Jared Harris
Roteiro: F. Scott Fitzgerald (conto), Eric Roth, Robin Swicord
Duração: 166 min.
Nota: 9

É fato que o maior medo do ser humano é morrer. O jeito mais óbvio de se perceber que o último momento está chegando é olhar no espelho e ver que os anos passaram e, aos poucos, a juventude deu lugar à velhice.

Mas e se tudo fosse ao contrário? Se as pessoas nascessem velhas e fossem rejuvenecendo aos poucos? A incerteza do futuro e da própria humanidade fariam muita diferença? O Curioso Caso de Benjamin Button, inspirado em um conto de F. Scott Fitzgerald, chega aos cinemas abordando o tema.

Disfarçado de história de amor, o filme toca muitas questões humanas e faz quem o assistiu pensar. Muito tempo depois da projeção, inclusive.

Como cinema é uma produção quase impecável em sua parte técnica. A maquiagem é tão perfeita que não há como não nos rasgarmos em elogios. Os efeitos especiais na construção do velho/novo Benjamin Button também são muito superiores.

Os atores escolhidos estão muito bem. Brad Pitt e Cate Blanchett conseguem combinar o que parecia impossível e, além de incorporarem completamente os personagens, envolvem o público em suas longas narrativas e conversas.

O roteiro também é constante e trabalha bem com a intensidade e a sutileza. Sempre pontuando a história com momentos de humor que deixam o espectador se descontrair e não notar que ficou 166 minutos diante da tela.

Apesar de toda a sua qualidade, é no roteiro que está a única fragilidade do filme. Algumas das opções não ficam bem amarradas e elementos surgem e somem sem muita explicação.

A fotografia e a trilha sonora acompanham muito bem o ritmo e surpreendem com sua delicadeza.

No mais, fica a história contada, que é linda e fascinante, que faz rir e chorar ao mesmo tempo e que, principalmente, conquista o espectador.

Vale muito a pena!

Um Grande Momento
A brincadeira de Deus.

Oscar 2009
Melhor Direção de Arte (Donald Graham Burt, Victor J. Zolfo), Melhores Efeitos Visuais (Eric Barba, Steve Preeg, Burt Dalton, Craig Barron), Melhor Maquiagem (Greg Cannom)

Sei que o grande momento já foi dito, mas 100% das mulheres que conversaram comigo sobre o filme falaram sobre o Brad Pitt indo à Paris.

Links

IMDb [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=p8ucIL2tLLo[/youtube]

Sair da versão mobile