(The Pirates! Band of Misfits , GBR/EUA, 2012)
Animação/Aventura
Direção: Peter Lord, Jeff Newitt
Roteiro: Gideon Defoe
Duração: 88 min.
Nota: 8
Após diversas tentativas frustradas, Capitão Pirata acaba parando no navio de Charles Darwin, mas não encontra nada além de um jovem nerd, seu diário e diversas espécies de animais. Indignado com seus fracassos, Pirata, ao lado da tripulação e acompanhado de sua fiel companheira, Polly (uma papagaia), manda Darwin para a prancha. É quando o jovem convence todos de que Polly não é um papagaio e sim uma dodô, espécie em extinção e com quem eles poderiam ganhar muito dinheiro. Eles partem da exótica Ilha de Sangue rumo às ruas da Londres vitoriana, batalhando contra a Rainha Vitória e se metendo em cada vez mais confusões.
A vida inteira briguei com amigos e parentes que me chamavam de nerd… Até hoje brigo. Piratas Pirados! é um filme cheio de aventuras, diversão e referências nerds a fatos históricos (como, por exemplo, a relação entre o jovem Charles Darwin e seu melhor amigo, um macaco). Depois de ver o filme, acompanhada com uma pessoa que não conseguiu pegar a maioria das referências, vi que, de fato, talvez eu tenha um pouco de nerdíce no sangue.
Animação em stop-motion da Aardman Animations, estúdio também responsável por A Fuga das Galinhas e pelas aventuras de Wallace e Gromit, o filme, que cativaria o público infantil pelo simples fato de ser massinha se mexendo e o adulto pela riqueza de detalhes, leva as crianças ao delírio com toda aquela diversão, brigas, cantoria e histórias de pirata. Sem deixar de ser totalmente recomendável aos jovens nerds, bem como aos adultos e idosos que conhecem um pouco de história e ciências. Basta ter um senso de humor apurado e pegar piadinhas no ar (na versão dublada, os piratas tem um cartão de desconto da Magazine do Gancho) para se divertir.
O filme é massa (tudo bem, talvez eu não seja tão boa quanto o roteirista Gideon Defoe para deixar piadinhas no ar)! É uma gracinha, super empolgante, interessante e bem equilibrado, causando nostalgia nos mais velhos e oferecendo muita ação e diversão aos mais novos. Rico em detalhes, com piadas inteligentes, histórias envolventes e um final que te faz querer que o filme não acabe nunca mais.
Um Grande Momento
Pirata Capitão vendo Darwin e Bubbles, seu macaco, comendo:
“Vocês são parentes?”
Links
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=WD521-llT3s[/youtube]