Comédia
Direção: Ethan Coen, Joel Coen
Elenco: George Clooney, Frances McDormand. John Malkovich, Tilda Swinton, Brad Pitt, Richard Jenkins, Elizabeth Marvel, David Rasche, J. K. Simmons
Roteiro: Ethan Coen, Joel Coen
Duração: 96 min.
Minha nota: 7/10
Depois do sufocante, denso e dramático Onde os Fracos Não Têm Vez, os irmãos Coen voltam aos cinemas com um filme bem a sua cara. Queime Depois de Ler é puro exercício de humor negro. Com uma cara de história de espiões e uma alma escrachada, o filme acaba conquistando boa parte da platéia.
Osbourne Cox (John Malkovich) é demitido da CIA e, como vingança, resolve escrever um livro com suas memórias. Sua esposa, Katie (Tilda Swinton) não vê a hora de se divorciar para ficar com o amante, o paranóico e conquistador Harry Pfarrer (George Clooney).
Acontece que parte dessas memórias de Cox acabam parando nas mãos do avoado e meio idiota Chad (Brad Pitt) e de Linda (Frances McDormand) que vêem uma possibilidade de conseguir algum dinheiro com isso. E, com uma ajudinha do destino, tudo se embaralha e se encontra.
Os personagens são ótimos e os atores estão bem à vontade em seus papéis. Com composições impecáveis, eles são responsáveis por muito da química do filme.
O roteiro, que lembra Fargo em alguns aspectos, passeia entre o humor ácido e os absurdos que uma pessoa pode fazer para conseguir algo. Quem conhece a obra dos irmão Coen sabe que eles sabem muito bem como juntar estas duas coisas e conseguir excelentes resultados.
Divertido, o filme é uma excelente pedida para qualquer dia. Se estiver com vontade de rir de situações bem inusitadas então…
Um Grande Momento
Pegando o invasor.
Links