Rio Congelado

(Frozen River, EUA, 2008)

Drama

Direção: Courtney Hunt

Elenco: Melissa Leo, Misty Upham, Charlie McDermott, James Reilly, Michael O’Keefe

Roteiro: Courtney Hunt

Duração: 97 min.

Minha nota: 6/10

Na verdade, o filme Rio Congelado foi mais um dos muitos escolhidos de última hora, mas esse tinha, pelo menos, a indicação da Juliana, que está ralando muito como responsável pelas entradas nas salas de projeção.

O filme conta a história de duas mulheres que se encontram em um momento de desespero. Ray é mãe de dois filhos e tem que encarar o sumiço do marido, viciado em apostas, depois dele gastar todas as economias da família, duas semanas antes do natal. Lila é uma nativa mohawk e sofre com a distância do filho pequeno, tomado por sua sogra após o falecimento de seu marido.

Depois de um começo turbulento, as duas se unem para ganhar dinheiro transportando ilegais chineses e paquistaneses para dentro dos Estados Unidos. Para isso usam a reserva indígena e um enorme rio congelado.

A história do filme é até bonita, mas a diretora e roteirista Courtney Hunt peca ao sempre tentar piorar o que já está ruim o bastante para o espectador com desgraças sucessivas e cenas forçadas, como a conversa de mãe e filho sobre o desaparecimento do pai ou o destaque para as tijelas de pipoca.

Melissa Leo está muito bem como a desesperada mãe que faz de tudo para melhorar a vida dos filhos e o resto do elenco está correto. As paisagens geladas do extremo norte dos Estados Unidos são belas e cruéis ao mesmo tempo e causam na platéia uma sensação de abandono.

O final, previsível e piegas até dizer chega, demonstra que a diretora, aqui em seu primeiro trabalho, tem mão boa, mas ainda tem que perder muitas das manias estadunidenses de fazer cinema.

Porém, é um filme que conquista o público.

Para ver sem grandes expectativas. Alguns podem se irritar com a previsibilidade do roteiro e a supervalorização da desgraça.

Um Grande Momento

O carrossel.



Prêmios e indicações
(as categorias premiadas estão em negrito)

Sundance: Grande Prêmio do Júri

Links

Site Oficial

Imdb



FIC Brasília 2008

Sair da versão mobile