Comédia
Criador: Brendan Hunt, Joe Kelly, Bill Lawrence
Temporada: 1-
Elenco: Jason Sudeikis, Hannah Waddingham, Jeremy Swift
Duração média: 30 min.
Canal
[/box-novo]
O Ted é a personificação do personagem que Clarice Lispector se referiu em “Das Vantagens de Ser Bobo“, e é exatamente isso que nos faz nos surpreender com o jeito que ele nos ensina a querer ser mais bobos. Com humor inteligente, com leveza e acidez na medidas certa e uma bela busca de superação para torcer, a série Ted Lasso da Apple TV é obrigatória para quem tem um coração batendo no peito.
O bobo, por não se ocupar com ambições, tem tempo para ver, ouvir, tocar no mundo
Um técnico de futebol americano de uma equipe juvenil é convidado treinar um time de futebol do campeonato britânico e se muda para o interior da Inglaterra com seu fiel colega de trabalho. Além da aceitação por parte do time e da torcida (por ser estrangeiro e não dominar o esporte para o qual foi contratado), ele ainda tem o desafio de lidar com sabotagens e traições.
Ser bobo às vezes oferece um mundo de saída porque os espertos só se lembram de sair por meio da esperteza, e o bobo tem originalidade, espontaneamente lhe vem a idéia.
Ted Lasso é o típico otimista de boa-fé, confia muito nos outros, acredita que o melhor é competir que vencer e tem como missão contribuir positivamente na vida das pessoas. Pouca coisa abala sua confiança ou o decepciona, em geral, está disponível e acessível para todo e qualquer ser terrestre. E é claro que essas coisas vão magoá-lo, e é claro às vezes isso nos tira algumas lágrimas.
O bobo tem oportunidade de ver coisas que os espertos não vêem. Os espertos estão sempre tão atentos às espertezas alheias que se descontraem diante dos bobos, e estes os vêem como simples pessoas humanas.
Rodeado de pessoas com diferentes sentimentos por ele, como: os jogadores que não confiam no seu método, sua chefe que tem sua conduta bastante questionável, e os cidadãos da cidadezinha que o time representa que ficam em pânico ao ver sua maior paixão na mão de alguém que não conhece o futebol; todo dia vira um desafio de conquista de confiança e garantia de espírito de equipe. As risadas são frequentes pelo contraste cultural entre americanos e britânicos e pela constante frustração da torcida a favor e torcida contra.
Mas, em contrapartida, a vantagem de ser bobo é ter boa-fé, não desconfiar, e, portanto estar tranqüilo.
Ted tem muito a nos ensinar, pouco se frustra e rapidamente se torna querido. Generoso e gentil, qualquer agressão ou sabotagem se torna algo para crescimento de todas as partes, e ele se coloca à disposição para dar suporte na evolução. A todo momento nos deparamos com nosso ego e nos questionamos se estamos realmente sendo bacanas. Essa série é muito melhor que qualquer pocket auto-ajuda.
É que só o bobo é capaz de excesso de amor. E só o amor faz o bobo.
Afinal, é muito mais vantajoso ser bobo. É menos gastrite, menos ansiedade, menos confusão no dia a dia. É o que todo mundo busca constantemente com nome de felicidade, acho: amar e ser de amor.
Citações: “Das Vantagens de Ser Bobo“, de Clarice Lispector
O melhor episódio
T01E10 – The Hope That Kills You