Tese Sobre um Homicídio

(Tesis sobre un homicidio, ARG/ESP, 2013)

Suspense
Direção: Hernán Goldfrid
Elenco: Ricardo Darín, Alberto Ammann, Calu Rivero, Arturo Puig, Fabián Arenillas, Mara Bestelli, Antonio Ugo, José Luis Mazza, Mateo Chiarino
Roteiro: Diego Paszkowski (romance), Patricio Vega
Duração: 106 min.
Nota: 7

Um bom filme de suspense precisa, obrigatoriamente, de uma boa e pouco evidente trama, personagens complexos e um ritmo que mantenha o interesse do espectador fixado em tudo o que está sendo visto na tela. Tese Sobre um Homicídio tem tudo isso e, mesmo optando por uma estética já manjada, funciona.

O reconhecido professor Roberto Bermúdez, advogado criminalista aposentado, está prestes a começar mais uma turma de seu seminário de direito penal. Entre os alunos, está Gonzalo Ruiz, filho de um antigo amigo, que demonstra uma certa fixação no professor.

Durante uma das aulas, uma mulher é assassinada no estacionamento da faculdade e vários indícios fazem o professor acreditar que Ruiz seja o verdadeiro culpado. Ele sai atrás de provas e cada vez mais acredita em sua teoria.

Tese Sobre um Homicídio tem cara de filme policial americano. A estética que hoje pode ser vista diariamente na telinha em uma profusão de seriados sobre crimes predomina. São as mesmas marcações de cena, a mesma trilha sonora e as mesmas opções de edição, com direito a flashbacks estilizados e efeitos visuais nos momentos de revelação.

Mas a semelhança para por aí. Diferente da safra atual de suspenses, o longa do diretor Hernán Goldfrid tem uma trama inteligente e imprevisível. A começar pela divisão do foco da narrativa: ao mesmo tempo em que o assassinato precisa ser investigado e desvendado, é preciso conhecer e entender aquele protagonista.

Bermúdez é um homem egocêntrico e prepotente, que pensa que tudo está a sua disposição. Mesmo sem conhecer exatamente o seu passado, sabemos que ele vive uma realidade que já deixou de existir há algum tempo. Afogando-se em uísque, cigarros e na própria soberba, ele toma o assassinato como uma espécie de desafio pessoal, fazendo do crime, inclusive, algo menos importante do que sua possibilidade de estar certo.

Em um jogo de suposições, indícios e delírios a história vai ganhando fôlego e faz questão de afastar qualquer certeza que possa estar se formando. As relações entre os personagens se confundem e os métodos usados pelo advogado nem sempre são totalmente compreendidos.

Cumprindo as expectativas, Ricardo Darín passeia com sobra na construção de um protagonista que de simples não tem nada. O cuidado com pequenos gestos, olhares perdidos e a alternância entre a superioridade e o medo do fracasso demonstram que o ator sabe muito bem o que está fazendo. O elenco de apoio também não faz feio.

Com um bom roteiro e boas atuações, Tese Sobre um Homicídio é um filme de suspense competente que, por apostar em uma estética tão familiar, talvez tenha grandes possibilidades de atrair mais espectadores à sala de cinema.

Quem for, não vai se arrepender, mas é preciso estar preparado para uma trama mais complicada do que o habitual e para algo que foi tomado do público de filmes desse gênero há muito tempo: o poder de solucionar o suspense. Todos os detalhes e reviravoltas precisam de uma dose maior de atenção, pois a teoria de cada um depende deles.

Um Grande Momento:
Na apresentação de dança aérea.

Links

IMDb Site Oficial [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=kOhFYEiJn2g[/youtube]

Sair da versão mobile