Série em Cenas

The Great

(The Great, GBR, AUS, 2020)
  • Gênero: Comédia
  • Criador: Tony McNamara
  • Elenco: Elle Fanning, Nicholas Hoult, Phoebe Fox
  • Temporadas: 2
  • Duração: 45 minutos

— Tudo isso está muito bem dito — respondeu Cândido — mas devemos cultivar nosso jardim

Cândido, ou O Otimismo, de Voltaire.

Voltaire tirou o otimismo de Cândido, mas ajudou uma jovem a manter o seu cultivando seu jardim trazendo iluminismo, arte, ciência, educação e liberdade à Rússia. Um dos recortes mais intrigantes da História mundial, com uma mulher à frente do seu tempo e no comando de um dos maiores países: The Great, disponível na Starzplay (canal do Prime Video), é excêntrico e revolucionário como Catarina.

Aos 15 anos foi forçada a sair da Prússia rural e se casar com o imperador russo. Em vez da vida de conto de fadas, romântica e cheia de coisas lindas, vê uma realidade bastante diferente do que esperava e acreditava. Diante de tamanho inconformismo, em pleno século XVIII, a garota decide enfrentar todos os desafios pelo futuro de uma nação afundada em guerra, doenças e injustiças.

Apoie o Cenas
The Great

Catarina (Ellen Fanning) é bela, carismática, esperta e audaciosa. É o tipo de heroína que se dá gosto de torcer, porque sabe a importância da política e da diplomacia para se poupar vidas, além de defender de corpo e alma a ciência pelo bem maior e a educação como propulsora da libertação. Leitora voraz, sobretudo dos iluministas, vê nas ideias uma grande oportunidade frente à força.

Seu marido, o abominável imperador Peter (Nicholas Hoult) tem um jeito bastante particular de encarar o mundo e sua posição. Além de violento e pouco brilhante, se mete em várias situações polêmicas, que condenam sua corte e seu povo a sofrimentos e riscos que pouco permitem avanços e realizações, apenas a eterna manutenção do poder absoluto que usa o divino e a força para se legitimar. É o personagem que dá o tom cômico (pelo seu ridículo) e ao mesmo tempo dramático (por sua crueldade).

The Great

O Iluminismo foi um movimento filosófico do século XVIII que trouxe uma série de novas ideias como razão, liberdade, igualdade, fraternidade, progresso, constituição e separação da igreja e do Estado. O otimismo dissipado com o entendimento real dos conceitos e do mundo, por fim, alimentou um outro otimismo, o revolucionário, influenciando diretamente a Revolução Francesa e outras tantas mudanças no mundo ocidental.

Divertido e viciante, The Great é uma grande viagem à História, numa leitura muito mais sensível e simpática que traz a força do conhecimento e da razão, bem como, o real sentido de bravura e patriotismo, na figura de uma mulher que defende liberdade e educação universais. Mais uma chance para aprender o quão problemático é defender armas em detrimento de vacinas, e para ter esperanças na liberdade intelectual e no dia de amanhã de nosso jardim.

O Melhor Episódio
T01E10 – Episódio 10

Ver “The Great” na Starzplay

Série em Cenas

Soraya Lopes

Gerente de produto, comunicadora e buscadora constante de um descanso para a cabeça é viciada em séries e qualquer bobagem de tv que envolva comida, decoração ou sobrevivência e não tem escrúpulos de se emocionar com estas coisas. Se empenha em estudar filosofia, sociologia, psicologia e outros temas que possibilitem entender cada vez mais as pessoas.
Assinar
Notificar
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver comentário
Botão Voltar ao topo