Se existiu uma época boa para assistir a suspenses foram os anos 1990. Mesmo que nem todos os títulos fossem uma maravilha, era sempre bom sentar e assistir aos enredos cheios de reviralvotas e “finais infinitos”. Traições, obsessões, personagens que não eram nada daquilo que pareciam, eram muitos os artifícios utilizados pelos roteiristas nas histórias que poucas vezes chegavam em lugares diferentes do esperado, mas quando chegavam…
Foi essa nostalgia que motivou o Top, top, top desta semana. Aqui estão alguns filmes que não são grandes clássicos, mas mesmo assim marcaram o seu tempo e estão hoje disponíveis para serem revisitados pelos saudosos ou mesmo descobertos para aqueles que ainda não tiveram a chance.
Vamos a eles:
Jogo Perverso (1990), de Kathryn Bigelow – Mubi
Depois de matar um ladrão que se recusou a largar a arma durante um roubo, Megan Turner (Jamie Lee Curtis), uma policial novata de Nova York, vira a obsessão de um perigoso assassino em série.
Louca Obsessão (1990), de Rob Reiner – Prime Video
O famoso escritor Paul Sheldon (James Caan) sofre um acidente de carro e é socorrido pela enfermeira Annie (Kathy Bates), que afirma ser sua fã número um. Ela o leva para sua casa e cuida de sua saúde, mas ao ler os originais do próximo livro e descobrir que sua personagem favorita será morta, se transforma.
Dormindo com o Inimigo (1991), de Joseph Ruben – Star+
Sara (Julia Roberts) e Martin (Patrick Bergin) parecem ter o casamento perfeito, mas ela apanha regularmente do marido. Para escapar da violência, ela simula a própria morte e foge, recomeçando a vida com outra identidade, até que ele desconfia de que ela esteja viva.
Sem Limite para Vingar (1991), de Russell Mulcahy – HBO Max
Depois de prender o criminoso Earl Talbot Blake (John Lithgow), o policial Nick Styles (Denzel Washington) vira um herói em Los Angeles. Anos depois, já casado e pai de família, Styles trabalha na promotoria quando descobre que Blake fugiu da prisão e quer vingança.
A Mão Que Balança o Berço (1992), de Curtis Hanson – Star+
Inconformada pelo suicídio do marido e o aborto espontâneo de seu filho, Peyton Flanders (Rebecca De Mornay) se passa por babá na casa da família Bartel. Seu plano é seduzir o marido de Claire (Annabella Sciorra) e finalmente matar aquela que ela acredita ter arruinado sua vida.
Copycat: A Vida Imita a Morte (1995), de Jon Amiel – Star+
Helen Hudson (Sigourney Weaver) é uma psicóloga criminal que ajuda detetives a compreender e identificar um assassino em série cujos crimes imitam os de assassinos famosos do passado, mas ela é agorafóbica e vive confinada em casa.
As Duas Faces de um Crime (1996), de Gregory Hoblit – Netflix
Em Chicago, a morte de um arcebispo a facadas choca o público. Martin Vail (Richard Gere) é um advogado oportunista em busca de fama que se oferece para defender Aaron (Edward Norton), o principal suspeito do crime, um adolescente pobre com problemas mentais.
Estranha Obsessão (1996), de Tony Scott – HBO Max
A única coisa que realmente importa para Gil Renard (Robert De Niro) é o beisebol, especialmente o San Francisco Giants e o novo jogador do time, Bobby Rayburn (Wesley Snipes). Com a vida pessoal em declínio, Renard começa a perseguir Bobby obsessivamente.
O Colecionador de Ossos (1999), de Phillip Noyce – Netflix
Lincoln Rhyme (Denzel Washington) é um criminologista tetraplégico que orienta a policial Amelia Donaghy (Angelina Jolie) na caça a um assassino em série recriando seus crimes na esperança de descobrir quem será a próxima vítima.
Risco Duplo (1999), de Bruce Beresford – Netflix
Depois que seu marido desaparece e ela acorda coberta de sangue, Libby (Ashley Judd) é condenada por seu assassinato. Após seis anos na prisão, ela está convencida que o ele está vivo e decide descobrir a verdade sobre a noite do suposto assassinato.