Sobre

O cinema de todos para todos.

O Cenas de Cinema é um veículo informal e divertido que tem como seu principal objetivo fazer com que o cinema produzido no Brasil e no mundo, do documentário à ficção, do alternativo ao comercial, do popular ao desconhecido, chegue ao maior número de pessoas possível.

Criado em 2001, ainda como blogue, e transformado em site seis anos depois, o Cenas abriga críticas, listas, informações, coberturas de festivais e material especial e exclusivo sobre a sétima arte.

Quando o número de sites, blogues e plataformas sobre cinema se multiplicam na internet, o diferencial do Cenas de Cinema está na variedade dos títulos que aborda, sem qualquer preconceito, indo de blockbusters a filmes que não conseguem distribuição no mercado exibidor brasileiro. Além disso, são 19 anos falando sobre cinema.

EDITORIAS

Críticas
Cinema: críticas de lançamentos nas salas do circuito comercial e em drive-ins
Estante: críticas de lançamentos nas plataformas de streaming e de video on demand (VoD), além do resgate de títulos que já fazem parte do catálogo de ambos.
Festivais: críticas de filmes exibidos em festivais do Brasil e do mundo
Notas: críticas rápidas de filmes exibidos em grandes eventos, com um número elevado de títulos.
Outras metragens: críticas sobre curtas e médias-metragens

Especiais
Direito em Cenas: coluna semanal com análises jurídicas tendo como base os filmes
Série em Cenas: coluna com duas edições por semana sobre séries e minisséries
Top, top, top uh!: coluna semanal temática com indicações de filmes em listas
Cinema em linhas: coluna ocasional sobre temas variados que tem como base o cinema
Notícias: matérias sobre festivais, com anúncios de inscrições, selecionados, participação brasileira em eventos internacionais e cobertura de eventos

Outras mídias
Instagram: IGTV, Cinema Brasileiro, Os Mais Amados, Veja Mulheres, Frases no Cenas, Para os Pequenos, Old But Gold, Série em Cenas
Podcast
Twitter


Quem faz o Cenas:

Editora-chefe

Cecilia Barroso é a editora-chefe do Cenas de Cinema

Cecilia Barroso é daquelas pessoas que adoram falar, cantar, sonhar e tem muita dificuldade em ficar muito tempo parada no mesmo lugar, fazendo a mesma coisa. Mãe do Digo e da Dani, essa tricolor das Laranjeiras convive desde muito cedo com a sétima arte, e tem influências, familiares ou não, dos mais diversos gêneros e escolas. Para falar com ela é fácil: basta mandar um email para [email protected].


Webmaster

Bruna Bites é a webmaster do Cenas  de Cinema

Bruna Bites – que não é nome artístico – é uma publicitária, que atua como produtora digital e que vez ou outra escreve por aqui, além de cuidar do site. É totalmente fascinada pelas coisas legais da web, por cinema e quer muito viajar o mundo todo.


Comercial

Mila Ramos é a responsável pelo comercial do Cenas de Cinema

Mila Ramos é “soteropaulistana”, publicitária, amante das artes, tecnologia e sorvete de chocolate. O amor pela Sétima Arte nasceu ainda criança, quando o seu pai a convidava para assistir ao Corujão nas noites insones. Apaixona-se todos os dias e acredita que o cinema é capaz de nos transportar a lugares nunca antes visitados. Além disso, é quem cuida da parte comercial do site. Para entrar em contato: [email protected].

Rodrigo Strieder é o responsável pelas mídias sociais do Cenas de Cinema

Rodrigo Strieder, quase publicitário, nerd, viciado em ficção científica, jogos e cinema, foi o primeiro participante do projeto Crítico Mirim do Cenas de Cinema. Depois de participar como jurado de festivais, arriscou suas primeiras linhas e segue até hoje escrevendo. Designer, está lá nas nossas mídias sociais e ajuda a Mila com o comercial: [email protected]


Redação

Daniela Strieder é duas pessoas: a advogada séria e a atriz eclética. Está sempre com a cabeça nas nuvens, criando e inventando histórias, mas não deixa de ter os pés na terra. Fã de cinema desde pequenina, tem um fraco por trilhas sonoras. Tem uma coluna semanal no Cenas onde analisa os filmes pelo viés jurídico.

Danielle Alvarenga é das artes. Designer de formação e fotógrafa por paixão. Cinéfila e viajante de carteirinha. Tem cursos na área de crítica e linguagem cinematográfica, no escurinho do cinema ou na poltrona de casa encara toda e qualquer produção da sétima arte.

Fabiana Derzié é uma mãe jornalista tentando levar mais gentileza, beleza e amor ao mundo por meio da educação de seus pequenos. Apaixonada por arte e tudo que a envolve, se arrisca em poesias, textos existenciais, artesanatos, costura, pintura e o que mais possa permitir a expressão do que não é possível verbalizar. Voltando a cultivar sua paixão antiga pelo cinema escrevendo, escrevendo e escrevendo…

Francisco Carbone é jornalista, crítico de cinema por acaso, amante da sala escura por opção; um cara que não consegue se decidir entre Limite e “Os Saltimbancos Trapalhões”, entre Sharon Stone e Marisa Paredes… porque escolheu o Cinema. Pauteiro do Cenas, é o especialista em Oscar e Netflix.

Lorenna Montenegro é crítica de cinema, roteirista, jornalista cultural e produtora de conteúdo. É uma Elvira, o Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema e membro da Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA). Cursou Produção Audiovisual e ministra oficinas e cursos sobre crítica, história e estética do cinema.

Soraya Lopes é gerente de projeto, comunicadora e buscadora constante de um descanso para a cabeça. É viciada em séries e qualquer bobagem de TV que envolva comida, decoração ou sobrevivência e não tem escrúpulos de se emocionar com estas coisas. Se empenha em estudar filosofia, sociologia, psicologia e outros temas que possibilitem entender cada vez mais as pessoas. Tem uma coluna semanal no Cenas sobre séries e minisséries.

Botão Voltar ao topo