Festivais e mostras

Chegou a hora de ver Pierre Étaix

Livreto-CIN-Pierre-Etaix-legenda-Filme-Yoyo-crianca-418x418RIO DE JANEIRO – Por quase 20 anos, por causa de problemas judiciais, o público cinéfilo não pôde assistir aos filmes do cineasta francês Pierre Étaix. Com os filmes bloqueados, novas gerações acabaram sem conhecer o trabalho deste ator, diretor, roteirista e palhaço.

Em 2009, porém, a Fundação Technicolor e a Fundação Groupama conseguiram solucionar todos os problemas de direitos autorais e a obra de Étaix esteve presente no Festival de Cannes de 2010, quando foi apresentada a versão restaurada de Grande Amor.

Além deste título, outros oito filmes foram restaurados. Todos fazem parte da mostra O Cinema de Pierre Étaix, em cartaz no CCBB Rio, de 8 a 18 de maio, como parte do 2º Festival Internacional de Circo.

Apoie o Cenas

Outro título que acrescenta à mostra é o clássico Meu Tio, de Jacques Tati, onde Étaix colaborou como gagman e desenhista. Além dos filmes, a mostra conta com um belíssimo catálogo.

A programação completa pode ser encontrada no site da Mostra, no portal do CCBB-RJ.

Redação

O Cenas de Cinema é um veículo informal e divertido que tem como principal objetivo divulgar a sétima arte, com críticas, notícias, listas e matérias especiais
Botão Voltar ao topo