Biografia, Comédia
Criador: Martin Scorsese
Temporada: 1
Elenco: Fran Lebowitz, Martin Scorsese, Michael Alexis Palmer
Duração média: 23 min.
Canal Netflix
A inteligência gera mau humor ou o mau humor gera a inteligência? Ou tudo isso não deixa de ser uma arrogância chata ou só distimia mesmo? A verdade é que é possível chorar de rir com Faz de Conta que NY é uma Cidade, disponível na Netflix, com a acidez rápida e certeira que Fran Lebowitz raciocina.
Figura conhecida da cena intelectual e artística de Nova Iorque desde a década de 70, Fran conheceu e conviveu com os principais nomes da música, cinema e literatura do século XX dos EUA. Como é boa de contar as histórias (afinal de contas, é uma escritora badalada), Martin Scorsese – inteligentemente – traz cenas de papo com ela em diferentes dias e locais, com platéia e sem platéia. E é uma delícia!
Além de bastidores interessantes, como uma luta de Muhammad Ali que ela foi assistir convidada por Frank Sinatra, Fran Lebowitz mostra seu olhar sobre a cidade e suas mudanças, a forma como as pessoas transformaram seus jeitos de viver nela. Mas tudo é com a perspectiva de quem mora numa cidade de muitos milhões de pessoas e precisa conviver com os dissabores que isso traz, como pegar ônibus e metrô para se locomover, entende?
O formato é bem legal, porque se trata, em geral, de uma conversa entre amigos, e é a oportunidade de ver Scorsese perdendo o fôlego de tanto rir em vários momentos. Dá para ver o respeito que ele tem por Fran, além de o quanto se diverte, já que ele começa a dar risada muitas vezes antes dela começar a falar alguma coisa.
O fato é que tem sagacidade que só o mau humor ou o senso de inadequação pode dar, e isso não se trata de indelicadeza ou presunção, apesar da fronteira estar sempre próxima só separada pelo respeito. O ambiente nos afeta e nos recrudesce, mas não nos dá o direito de sermos cruéis ou rudes, por outro lado, pode garantir uma boa dose de gargalhadas com o ajuste da crítica.
Conheça mais sobre a arte e a história de Nova Iorque sob a ótica de uma das escritoras mais cômicas que tem uma relação tão próxima com a cidade. Junte-se a Scorsese nas risadas genuínas e sem fim e entenda um pouco mais sobre humor numa megalópole, e se você é desses: Faz de Conta que (coloque aqui onde estiver) é uma Cidade.
O melhor Episódio
T01E04 – O valor da coisas