- Gênero: Comédia
- Criador: Leandro Soares, Renato Fagundes, Fil Braz
- Elenco: Paulo Gustavo, Samantha Schmütz, Marcus Majella, Cacau Protásio
- Temporadas: 8
- Duração: 44 minutos
-
Veja online:
Os gregos querendo ver um lado divertido das pequenas tragédias da vida, criaram em versos teatrais a comédia: gênero crítico e humorado que busca sátiras nas diversas faces da sociedade. Vai Que Cola, série brasileira disponível na Globoplay ou no Now da Claro TV, traz hábitos, moral, instituições e julgamentos para entregar risos e exaltar nomes.
Tudo se passa em uma pensão no bairro do Méier do Rio de Janeiro. Além da proprietária, sua filha e seus namorados, e o zelador (concierge), o local conta com hóspedes fixos que causam muita confusão: um vigarista foragido da justiça, uma viúva de um bandido renomado e uma misteriosa mulher que finge ser gringa.
Os personagens são o ponto alto do Vai Que Cola, além dos fixos, vários visitantes passaram pelas temporadas deixando marcas. Cheio de bordões e interpretações caricatas, o programa agrada aqueles que que vivem de/para memes, mas pode não cair bem para quem não alcança o sarcasmo que se promete.
O principal discurso da série é o quanto todo mundo é meio vigarista e tem seu lado obscuro. Naquele estilo lição de moral para quem prefere um caminho duvidoso, cada episódio traz uma situação diferente para tirar risos e trazer reflexões. E tudo isso em um formato teatral, com cenário giratório, platéia e direito a erros do elenco e retomada de cena.
Afinal de contas, o que nos sobra além de boas risadas das peças que a vida nos prega? A comédia grega não apenas propõe essa energia mais alto astral, mas também o uso inteligente do gênero para críticas sociais, políticas e estruturais que nos tiram gargalhadas pelo reconhecimento do ridículo, do absurdo e do grotesco.
Umas das séries brasileiras de comédia mais famosas e aclamadas, que inevitavelmente leva qualquer um às risadas e a reflexões (rasas e profundas, cada um na sua), Vai que Cola é sátira bem-vinda da vida malandra moderna, que além de ainda ser cheia de julgamentos, sempre cai de cara no chão da realidade que sempre nos força a tropeçar em nossa humildade e amargar a queda no caráter.
O melhor episódio
T01E07 – Gênio da Malandragem