De 6 a 9 de novembro, Salvador recebe o Cinemas do Futuro: Ciclo de Filmes da Cinémathèque Afrique, parte da programação do Festival Nosso Futuro Brasil–França: Diálogos com a África, integrado à Temporada França–Brasil 2025. Com curadoria da professora Morgana Gama (UFBA), a mostra exibe 24 filmes africanos e da diáspora divididos em dois eixos: Memórias para o Futuro e Histórias para o Futuro, com sessões gratuitas na Sala Walter da Silveira e no Cinema Saladearte da UFBA.
A abertura acontece no dia 6, às 18h, com Njangaan (1975), do senegalês Mahama Johnson Traoré, recentemente restaurado e exibido pela primeira vez no Brasil após sua apresentação no Festival Lumière. Organizada pelo Institut Français e pela Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, a mostra valoriza o acervo da Cinémathèque Afrique, criada em 1961 e que preserva mais de 1.700 filmes de 45 países africanos.
O eixo Memórias para o Futuro reúne clássicos restaurados que dialogam com o presente, como África sobre o Sena (1955), de Paulin Vieyra e Mamadou Sarr; Nacionalidade do Imigrante (1975), de Sidney Sokhona; Samba, o Grande (1977), de Moustapha Alassane; e os filmes de Djibril Diop Mambéty, Le Franc (1994) e A Pequena Vendedora de Sol (1999).
Já Histórias para o Futuro apresenta títulos recentes e premiados, como Você Morrerá aos 20 (2019), de Amjad Abu Alala; À Sombra das Figueiras (2022), de Erige Sehiri; Casablanca Beats (2021), de Nabil Ayouch; Black Barbie (2016), de Comfort Arthur; e Nós, Estudantes (2022), de Rafiki Fariala, entre outros. As obras exploram juventude, ancestralidade e novas possibilidades para o futuro africano.
Além das sessões, duas mesas-redondas aprofundam os temas da mostra: Quais memórias para o futuro? (7/11, 15h) e Quais histórias para o futuro? (8/11, 15h), ambas no Saladearte UFBA, com entrada gratuita e participação de pesquisadores, cineastas e professores.
Serviço
Ciclo Cinemas do Futuro – Cinémathèque Afrique
Quando: 6 a 9 de novembro de 2025
Onde: Sala Walter da Silveira e Saladearte Cinema da UFBA – Salvador
Entrada gratuita, sessões legendadas em português


