A programação do Ambiente de Mercado do 57º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro reuniu masterclasses, encontros com players, rodadas de negócio e exibições inéditas em parceria com o Globoplay. Ao longo de quatro dias, representantes de canais, produtoras e distribuidoras participaram de atividades voltadas à profissionalização e ao fomento do setor.
A abertura, no domingo (1º/12), contou com a presença de Rita Von Hunty, que ministrou a masterclass Narrativa e Grupos Minorizados, com foco na representação LGBT no cinema ocidental. No mesmo dia, o Globoplay exibiu o documentário Malvinas: Diário de uma Guerra, de Ricardo Pereira e Eugenia Moreyra.
No segundo dia do Ambiente de Mercado, o público conferiu o primeiro episódio da série Como Nascem os Heróis, de Iberê Carvalho e Marcelo Díaz, produção da EBC prevista para estrear em 2025. As atividades incluíram Rodadas de Negócio com produções do DF previamente inscritas e o primeiro ciclo de Encontros com os Players, em que representantes de canais e distribuidoras apresentaram suas estratégias para o próximo ano. Também tiveram início as mentorias para os Pitchings Abertos, conduzidas por Victor Lopes.
O terceiro dia deu continuidade às rodadas e encontros, além de ampliar a troca entre realizadores e os 19 players convidados, entre eles Canal Brasil, Globoplay, Embaúba Filmes, Gullane e Boutique Filmes.
O encerramento do Ambiente de Mercado aconteceu com a exibição inédita do documentário Kubrusly: Mistério Sempre Há de Pintar por Aí, de Caio Cavechini e Evelyn Kuriki, produção em parceria com o Globoplay sobre o jornalista Maurício Kubrusly. No mesmo dia, os Pitchings Abertos reuniram oito projetos selecionados em apresentações para a banca de players. Os vencedores receberam prêmios do Projeto Paradiso, Rio2C e Stone Milk, incluindo bolsas, credenciais e serviços de pós-produção avaliados em cerca de R$ 25 mil.
Consolidado como espaço de negócios e formação do Festival de Brasília, o Ambiente de Mercado fortalece conexões entre criadores e players nacionais, incentivando novas parcerias e ampliando a circulação de obras brasileiras no mercado audiovisual.


