Crepúsculo

(Twilight, EUA, 2008)

Adaptações literárias para o cinema são quase sempre problemáticas, mas não me lembro de ter visto algo tão mal elaborado como a adpatação de Crepúsculo, bestseller mundial. A história de amor entre um vampiro solitário e uma humana desastrada consegue ser muito mais significativa no livro. Mesmo que seja literatura barata e tenha uma tradução mediana para o português, a fácil trama adolescente, por mais boba que seja, empolga seus leitores.

Todo o sentimento e sensações do livro sumiram na versão cinematográfica e, mais de uma vez, pensamos ver na tela uma marcação das cenas que estavam nas páginas. Essa extrema falta de vida fica ainda mais pesada quando misturada à falta de ritmo do filme, que se mostra o tempo todo vazio e insoso, sem as características básicas de qualquer filme que retrate e/ou agrade o público adolescente. Qualquer filme de romance e ação atrai mais.

Junto às escolhas equivocadas do roteiro e ao ritmo inconstante, também encontramos uma direção fraca e uma quase ausência de momentos de tensão que, em casos de filmes pipoca são indispensáveis. Tudo resulta em uma experiência esquecível e, para os leitores, em decepção.

Kristen Stewart (O Quarto do Pânico) é mais um dos problemas. Enquanto nos livros a adolescente Bella Swan é complexa, enigmática, apaixonada e inconsequente, nas telas ela não passa de uma bonequinha de porcelana, sem expressão e sentimento que, apesar de bonitinha, não consegue dizer muita coisa a quem a observa, a não ser que quebrem sua perna.

Não dá para esquecer também das maquiagens bizarras (vampiros só são brancos nos rostos) e do efeito diamante, muito mais sonoro do que visual.

Para não dizer que o filme é todo insoso, uma sequência até consegue dar uma esquentada, mas é tão perto do final que, possivelmente, não chegou a ser vista por muitos dos que tentaram assistir à adaptação mas não conseguiram.

Ainda que baseado em literatura mais fácil, é um pacote bem grande de falhas e equívocos. Tomara que a sequência seja melhor.

Não recomendo!

Quem amou o filme deveria ler os livros da série. Podem ser mais emocionantes!

Um Grande Momento

Aquele lá do final, mas ainda está bem longe de ser grande assim.

Links

Romance
Direção: Catherine Hardwicke
Elenco: Kristen Stewart, Robert Pattinson, Billy Burke, Ashley Greene, Kellan Lutz, Elizabeth Reaser, Nikki Reed, Peter Facinelli, Jackson Rathbone, Taylor Lautner, Ned Bellamy, Edi Gathegi, Rachelle Lefevre, Cam Gigandet
Roteiro
: Stephenie Meyer (romance), Melissa Rosenberg
Duração: 122 min.
Minha nota: 2/10

Sair da versão mobile