O longa-metragem Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles e protagonizado por Fernanda Torres e Selton Mello, vai representar o Brasil na competição oficial do 81º Festival de Cinema de Veneza. Inspirado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, o filme conta a história da família do escritor a partir dos anos 70 e assumindo o ponto de vista daqueles que sofrem uma perda em um regime de exceção, mas não se dobram.
O longa tem roteiro assinado por Murilo Hauser e Heitor Lorega e ainda conta com a participação especial de Fernanda Montenegro e grande elenco, com nomes como Marjorie Estiano, Maria Manoella, Valentina Herszage, Humberto Carrão, Maeve Jinkings e Dan Stulbach.
Essa é a terceira vez que Walter Salles participa do Festival. Em 2001, ele apresentou na Bienalle o seu filme Abril Despedaçado, também estrelado por Mello, e em 2009 recebeu o prêmio Robert Bresson, pelo conjunto da sua obra.
“Estamos felizes de ir a Veneza com um filme tão pessoal. O livro de Marcelo me marcou profundamente”, afirmou Salles. Ele destacou a força da protagonista de sua história, as relações entre individual e coletivo, e a força da memória. “O livro e o filme podem ser vistos como um relato sobre a reconstrução de uma memória individual conduzida por essa mulher, que se sobrepõe à busca pela reconstrução da memória de um país, o Brasil. Essa sobreposição entre o pessoal e o coletivo é uma das razões pelas quais quis fazer este filme”., explicou.