Notícias

Festival Cinefantasy chega à 16ª edição em SP

De 2 a 14 de setembro, o Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico realiza sua 16ª edição no Centro Cultural São Paulo (CCSP), com uma seleção de 110 filmes de 27 países exibidos em 30 sessões presenciais e um recorte online pela plataforma DarkFlix. A programação reúne longas e curtas inéditos no Brasil, muitos já premiados em festivais como Rotterdam, Sitges, Annecy e Fantasia.

O festival abre no dia 2 com a première latino-americana de Warden, de Marcus Alqueres, produção canadense filmada em São Paulo que propõe um olhar brasileiro para o surgimento de um super-herói. Entre os longas brasileiros, estão Quando o Sangue Flui, de Cainã De Paulo e Pedro Valle, que mistura vampirismo e antropofagia; Consequências Paralelas, de Gabriel França e CD Vallada, com Camila Morgado no elenco; e Ogiva: O Mundo Não é Mais Nosso, de Cadu Rosenfeld, ficção pós-apocalíptica.

A seleção internacional traz estreias como o equatoriano Alucina, de Javier Cutrona, o sueco Que Você Viva, de Malin Dahl, o porto-riquenho Era Uma Vez no Caribe, de Ray Figueroa, o marroquino Hotel da Paz, de Belmejdoub Jamal, e o japonês Transcendendo Dimensões, de Toshiaki Toyoda.

Nos curtas, o festival aposta em diversidade temática, com mostras que incluem Afrofantástico, Horror, Ficção Científica, Animação e Queer Fantástico. Entre os destaques está o americano As Bestas, de Michael Granberry, premiado em Annecy, e produções brasileiras estreladas por nomes como Betty Faria, Marcélia Cartaxo, Zezita Matos, Eduardo Moscovis e Gilda Nomacce.

“A cada edição, o Cinefantasy reafirma seu papel como espaço de celebração da diversidade e da potência criativa do cinema fantástico. É um território onde monstros, heróis, sonhos e pesadelos se encontram para provocar, encantar e inquietar”, resume o diretor do festival, Eduardo Santana.

O festival encerra no dia 14 com a entrega do Troféu José Mojica Marins, em cerimônia no CCSP. O júri desta edição reúne 40 profissionais do Brasil e do exterior, entre eles o diretor Daniel Bandeira (Propriedade), a animadora Rosana Urbes (Safo) e a produtora canadense Frysha Boilard Ares.

Redação

O Cenas de Cinema é um veículo informal e divertido que tem como principal objetivo divulgar a sétima arte, com críticas, notícias, listas e matérias especiais
Assinar
Notificar
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais novo
Mais antigo Mais votados
Inline Feedbacks
Ver comentário
Botão Voltar ao topo