Série em Cenas

Inacreditável

(Unbelievable, EUA, 2019)
  • Gênero: Drama
  • Criador: Susannah Grant, Ayelet Waldman, Michael Chabon
  • Canal: Netflix
  • Elenco: Merritt Wever, Toni Collette, Kaitlyn Dever, Danielle Macdonald
  • Temporadas: 1
  • Duração: 42 minutos

Gatilhos para quem assiste, lê e escreve (estamos todas juntas)! Crescemos sabendo disso e moldamos nossas vidas, corpos e almas conforme essa dinâmica, porque apesar dessa regra se aplicar em todos os contextos possíveis, existe um que nos dá medo e nos persegue a todo momento em qualquer lugar, e Inacreditável, minissérie consagrada da Netflix, explode fatos e dores com estilhaços na nossa cara. 

A série conta a história de Marie Adler (Kaitlyn Dever) que é acusada de realizar uma denúncia falsa de estupro e que depois de alguns anos tem seu caso revisto quando duas investigadorAs, Det. Karen Duvall (Merritt Wever) e Det. Grace Rasmussen (Toni Collette) começam a seguir pistas do abuso sofrido por Amber (Danielle Macdonald) que podem trazer à tona a verdade. 

Inacreditável

Um dos principais pontos abordados é que não importa o quanto seja evidente o contrário, a condição emocional, moral e intelectual da mulher sempre será questionada. É como se fosse condição de ser mulher ser doida, mentirosa e burra. Isso fica muito claro não apenas no contexto das vítimas, mas também no trabalho das detetives que se vêem muitas vezes em situações bastante dramáticas.

As detetives, aliás, são personagens muito fortes que ao mesmo tempo que salvam e constróem, se quebram e espatifam em pedaços. Com atuações históricas, expõem da maneira mais visceral e dramática o tema sororidade e o real sentido de apoio entre as mulheres com empatia.  

Inacreditável

Inacreditável é nosso maior pesadelo e o que nos cala e paralisa diante das pequenas investidas inapropriadas na rua, no trabalho, no elevador, na intimidade de conhecidos e família. Ou quando de gracejos passam para brincadeiras com toques, abracinhos ou seguradas mais firmes nos braços e portas trancadas: “ninguém precisa saber”.  Talvez seja por isso que a série mexe tanto com a gente, trazendo coisas profundamente enraizadas e que machucam tanto.

Vale a pena assistir à Inacreditável, com lencinhos e eventualmente pausas. Vale por ser impecável, sensível e bonito. Vale por ser direto, dramático, pesado, forte e muito violento. Vale para quebrar e remontar (se você estiver preparada, sério), para não duvidar de mulheres, para enfrentar pesadelos e (para quem quiser e puder ir longe) identificar e se livrar de mordaças.  

O Melhor Episódio
T01E08 – Episódio 8

Ver “Inacreditável” na Netflix

Série em Cenas

Soraya Lopes

Gerente de projeto, comunicadora e buscadora constante de um descanso para a cabeça é viciada em séries e qualquer bobagem de tv que envolva comida, decoração ou sobrevivência e não tem escrúpulos de se emocionar com estas coisas. Se empenha em estudar filosofia, sociologia, psicologia e outros temas que possibilitem entender cada vez mais as pessoas.
Botão Voltar ao topo