O cinema brasileiro em 2012

Na busca pelo equilíbrio entre títulos comerciais e autorais, o cinema brasileiro parece estar começando a encontrar o seu caminho. É o que demonstram as 80 estreias de gêneros variados e tratando diversos assuntos em 2012. A diferença entre a opção criativa do filme ainda é muito perceptível, mas já existem opções que conseguem mesclar as duas tendências.

Ainda que as coisas estejam mudando, o mercado ainda se comporta da mesma maneira. Seguindo a tradição dos últimos anos, ainda que não tenha sido o gênero com maior número de lançamentos, as comédias seguem levando mais público às sessões, principalmente aquelas com mais ligação com a produção televisiva, com títulos como E aí, Comeu?, Os Penetras e Até Que a Sorte Nos Separe.

Como um todo, o cinema nacional (e mais acentuadamente o cinema autoral, muito menos hermético do que antes) sofre com aquele velho e já injustificado preconceito do público, que deixa de ver o filme simplesmente por sua nacionalidade. O que explica as passagens meteóricas dos filmes pelas salas de exibição e os baixos números da bilheteria.

Os destaques nos números de lançamentos do ano foram os documentários, com uma discreta predominâncias de títulos sobre temas musicais. O drama aparece logo em seguida, como o segundo gênero com maior número de estreias no ano. Infelizmente, ainda há um número muito baixo de filmes de terror, suspense, ação e até mesmo infantil. Talvez fosse a hora de começar a investir um pouco mais nisso.

Longe do ideal, mas demonstrando que pode ter tomado o caminho certo, 2012 foi um ano de boas surpresas no cinema brasileiro. Histórias tocantes, técnicas apuradas e boas lembranças do que foi visto na tela ficaram.

Para escolher o que o ano apresentou de melhor, nossos redatores Cecilia Barroso e Andy Malafaya fizeram suas listas de preferências. Confira:

Andy Malafaya

1. Histórias que Só Existem quando Lembradas

2. Tropicália

3. Uma Longa Viagem

4. Sudoeste

5. Raul: O início, o fim e o meio

6. Luz nas Trevas – A Volta do Bandido da Luz Vermelha

7. Gonzaga, de Pai para Filho

8. Cara ou Coroa

9. Vou Rifar meu Coração

10. Marighella

Cecilia Barroso

1. Febre do Rato

2. A Música Segundo Tom Jobim

3. Sudoeste

4. Girimunho

5. Luz nas Trevas – A Volta do Bandido da Luz Vermelha

6. Marighella

7. Era uma Vez Eu, Verônica

8. Cara ou Coroa

9. Raul: O Início, o Fim e o Meio

10. 2 Coelhos

Sair da versão mobile