Crítica | Streaming e VoD

O Clube de Leitura de Jane Austen

(The Jane Austen Book Club, EUA, 2007)

Drama
Direção: Robin Swicord
Elenco: Emily Blunt, Hugh Dancy, Maria Bello, Kevin Zegers, Maggie Grace, Amy Brenneman, Nancy Travis, Marc Blucas, Kathy Baker
Roteiro: Robin Swicord (roteiro), Karen Joy Fowler (livro)
Duração: 106 min.
Nota: 7 ★★★★★★★☆☆☆

Mesmo quem nunca leu um livro de Jane Austen, já viu algum filme sobre esses livros e conheceu seu universo. Histórias de amores, paixões, renúncias e conflitos. Histórias de mulheres, passadas no século passado.

Em “Clube de Leitura de Jane Austen”, que se passa nos tempos atuais, vemos as mulheres modernas espelhadas naquelas dos livros, com vários elementos que as identificam. O clube do livro é criado para ser uma espécie de grupo de ajuda para Sylvia, que acaba de se separar e ainda sofre por isso. A cada encontro não só ela, como os outros integrantes do clube vão se identificando com os personagens dos livros.

Apoie o Cenas

Bernadette é a guia dentro do universo de Austen e a “voz da experiência”. Jocelyn, solteira convicta e Sylvia, que está se divorciando, são as amigas desde os tempos de colégios que nunca se separaram. A elas se juntam Prudie, uma professora que tem problemas com a mãe e sente-se deixada de lado pelo marido, e Allegra, filha de Sylvia que só está no grupo para confortar a mãe.

O contraponto nesse universo tão feminino é o jovem Grigg, que com analogias masculinas tenta analisar e entender os livros. Até Star Wars ele consegue relacionar com a escritora inglesa. Os outros homens do elenco, o marido Dean e o ex-marido Daniel, também ficam meio perdidos nesse mar de angústias e dúvidas vividas pelas mulheres, mas ao final conquistam seu espaço.

Ainda que não estrague o filme, o final perde seu brilho por ser fácil demais e quase ingênuo. Algumas situações complexas se resolvem num passe de mágica e outras, de uma simplicadade absurda, ficaram dando voltas para se resolverem nos útlimos minutos.

O Clube da Leitura tem o mérito de gerar no espectador o interesse sobre os livros. Quem já leu vai gostar ainda mais do filme e aqueles que ainda não leram vão querer conhecer melhor a obra da escritora.

Uma curiosidade é que todos os livros de Jane Austen já ganharam versões para o cinema: Emma, Persuasão, Palácio das Ilusões e Razão e Sensibilidade. Só Orgulho e Preconceito, tem mais de 6 versões diferentes entre filmes e séries.

Um Grande Momento
A primeira reunião no café.

O Clube de Leitura de Jane Austen

Site Oficial IMDb [submarino href=”http://www.submarino.com.br/produto/6/21422043/?franq=275308″]
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=RLgY-dypuxE[/youtube]

Bruna Bites

Bruna Bites - que não é nome artístico - é uma publicitária, que atua como designer de interfaces e que vez ou outra escreve por aqui, além de cuidar do site. É totalmente fascinada pelas coisas legais da web, por cinema e quer muito viajar o mundo todo.
8 Comentários
Inline Feedbacks
Ver comentário
it was RED - Para quem gosta de cinema
it was RED - Para quem gosta de cinema
26/11/2009 14:25

É um filme que não conhecia. Se eu o visse nas prateleiras de alguma locadora, nunca pensaria em alugá-lo; no entanto, a próxima vez que encontrar esse longa na locadora, devido ao teu texto, pensarei duas vezes antes de recusá-lo.

Abraço!

Wally
Wally
26/11/2009 08:19

Ta aí um filme que quero muito ver mas nunca tive oportunidade. Amo tanto o tema quanto o elenco.

Cintia Carvalho
Cintia Carvalho
25/11/2009 23:27

Oi Bruna!

Me chamo Cintia e por acaso, ao postar um recado para o Daniel, do blog "it was red", vi o título do seu texto e entrei para conhecer.

Na semana passada, este filme passou, se não estou enganada no HBO e comecei a ver, pois o título me chamou a atenção. Vi todas as adaptações dos livros de JA para o cinema e gostei de todos os filmes, sem exceção, principalmente "Emma" e "Orgulho e preconceito". Um bom filme que me prendeu. Gostei da história. Ingênua e leve, conforme vc relatou.

E o mais bacana, que bom encontrar uma outra mulher que gosta e fala de cinema. Parabéns!

Um abraço.
PS. se desejar conhecer meu blog, passe lá.
cintia-carvalho.blogspot.com
(cinecabeça).

Botão Voltar ao topo