Drama
Criador: Scott Frank, Allan Scott
Temporada: 1
Elenco: Anya Taylor-Joy, Chloe Pirrie, Bill Camp
Duração média: 43 min.
Canal Netflix
O Gambito é o peão ou uma outra peça que se oferece em sacrifício para obter uma vantagem que não é simplesmente material, mas de tempo, de espaço ou emoção. No fim das contas, a imperdível série O Gambito da Rainha, da Netflix, trata de uma busca sobretudo de controle do tempo, do espaço e da emoção. Deliciosa e inteligente!
A Rainha nos dá esperança de futuro
A Rainha é a peça que pode se movimentar para qualquer lado, quantas casas quiser. Independente, forte, corajosa e genial, Beth Harmon (Anya Taylor-Joy) tem no Xadrez seu propósito de vida logo na infância, quando conheceu o jogo no orfanato onde foi morar após perder sua mãe.
A personagem é tão profunda e complexa que vale um coração inteiro só para ela: sua relação com os vícios desde muito cedo, as pessoas que entraram em sua vida e como ela deixa entrar, a forma de manter seus princípios e seu amadurecimento elegante nos leva a emoções difíceis de alcançar.
O peão não pode recuar
O Gambito da Rainha é quando oferece na abertura o peão da frente da Rainha em sacrifício. As relações que a enxadrista acumula ao longo do tempo evidencia o quão importante é termos pessoas em nossas vidas, principalmente aquelas que nos inspiram, nos acolhem e nos ensinam.
Aprendizado é o que não falta, o ritmo da série é bem frenético: todo episódio tem a adrenalina dos jogos e os altos e baixos da vida de Beth. É um caminho sinuoso em que cada curva guarda uma surpresa e uma coisa nova para aprender. A melhor parte é que os personagens são ótimas companhias para conduzir na viagem que não decepciona em nada.
Estratégia e preditividade, exaustivamente
Como não buscar obsessivamente o controle extremo de cada movimento imediato e cenários futuros, após viver à mercê da própria sorte e da institucionalização? Com uma vida cheia de reveses, aprender a aprender e se apoiar em pessoas-chave é caminho para a resiliência. Vencer, antes de tudo, é uma questão de sobreviver.
O Melhor Episódio
T01E07 – Fim do Jogo