Percy Jackson e o Ladrão de Raios

(Percy Jackson & The Olympians: The Lightning Thief, CAN/EUA, 2010)

Em 2005 o escritor Rick Riordan lançou o primeiro livro de sua série fantástica Percy Jackson e os Olimpianos. Ao misturar mitologia grega, clichês adolescentes e a geografia dos Estados Unidos ele conseguiu atenção do público infanto-juvenil e virou presença frequente nas listas de best-sellers pelo mundo.

Sua primeira história apresenta Percy Jackson como o filho de Poseidon com uma humana. Acusado de ter roubado o raio de seu tio mais poderoso, Zeus, o jovem tem que encontrar o verdadeiro culpado e tentar resgatar sua mão do Mundo Inferior, dominado por seu outro tio, Hades.

Em sua adaptação cinematográfica a história perde um pouco de sua graça. O Percy das telas é mais velho que os dos livros e não tem muito tempo para fazer suas descobertas e deduções, mas nem por isso deixa de ser interessante para os mais novos.

As lutas, os efeitos especiais e as sempre curiosas referências à mitologia grega são os principais responsáveis pela manutenção deste interesse, mas é difícil fechar os olhos aos muitos defeitos, como o roteiro apressado e superficial ou a irritante previsibilidade, por exemplo.

Cenas como a apresentação do acampamento pelo melhor amigo e o professor centauro, a aproximação de Percy e Annabeth e o encontro final, comprometem bem o resultado. Mas ainda assim diverte e tem bons momentos, como a luta final entre os semi-deuses.

Além da história e das opções cênicas do diretor e figura constante em filmes para o público juvenil, Chris Columbus, as atuações também não são grandes coisas, mesmo com um elenco com nomes conhecidos como Catherine Keener, Steve Coogan, Sean Bean e Pierce Brosnan, todos muito pouco à vontade em seus papéis. A única exceção é a participação de Uma Thurman como Medusa.

Um daqueles programas que valem a pena quando não se tem expectativa e que é diversão certa para os menores de 14 anos de idade. Os fãs do livro talvez prefiram guardar uma distância segura.

Um Grande Momento

A medusa.

Links

Aventura
Direção: Chris Columbus
Elenco: Logan Lerman, Brandon T. Jackson, Alexandra Daddario, Jake Abel, Sean Bean, Pierce Brosnan, Steve Coogan, Rosario Dawson, Catherine Keener, Melina Kanakaredes, Kevin McKidd, Joe Pantoliano, Uma Thurman
Roteiro: Rick Riordan (livro), Craig Titley
Duração: 118 min.
Minha nota: 5/10
Nota do Digo: 7/10
Nota da Dani: 5/10

Sair da versão mobile