Crítica | Streaming

Percy Jackson e o Ladrão de Raios

(Percy Jackson & The Olympians: The Lightning Thief, CAN/EUA, 2010)

Em 2005 o escritor Rick Riordan lançou o primeiro livro de sua série fantástica Percy Jackson e os Olimpianos. Ao misturar mitologia grega, clichês adolescentes e a geografia dos Estados Unidos ele conseguiu atenção do público infanto-juvenil e virou presença frequente nas listas de best-sellers pelo mundo.

Sua primeira história apresenta Percy Jackson como o filho de Poseidon com uma humana. Acusado de ter roubado o raio de seu tio mais poderoso, Zeus, o jovem tem que encontrar o verdadeiro culpado e tentar resgatar sua mão do Mundo Inferior, dominado por seu outro tio, Hades.

Apoie o Cenas

Em sua adaptação cinematográfica a história perde um pouco de sua graça. O Percy das telas é mais velho que os dos livros e não tem muito tempo para fazer suas descobertas e deduções, mas nem por isso deixa de ser interessante para os mais novos.

As lutas, os efeitos especiais e as sempre curiosas referências à mitologia grega são os principais responsáveis pela manutenção deste interesse, mas é difícil fechar os olhos aos muitos defeitos, como o roteiro apressado e superficial ou a irritante previsibilidade, por exemplo.

Cenas como a apresentação do acampamento pelo melhor amigo e o professor centauro, a aproximação de Percy e Annabeth e o encontro final, comprometem bem o resultado. Mas ainda assim diverte e tem bons momentos, como a luta final entre os semi-deuses.

Além da história e das opções cênicas do diretor e figura constante em filmes para o público juvenil, Chris Columbus, as atuações também não são grandes coisas, mesmo com um elenco com nomes conhecidos como Catherine Keener, Steve Coogan, Sean Bean e Pierce Brosnan, todos muito pouco à vontade em seus papéis. A única exceção é a participação de Uma Thurman como Medusa.

Um daqueles programas que valem a pena quando não se tem expectativa e que é diversão certa para os menores de 14 anos de idade. Os fãs do livro talvez prefiram guardar uma distância segura.

Um Grande Momento

A medusa.

Percy-jackson-e-o-ladrao-de-raios_poster

Links

Aventura
Direção: Chris Columbus
Elenco: Logan Lerman, Brandon T. Jackson, Alexandra Daddario, Jake Abel, Sean Bean, Pierce Brosnan, Steve Coogan, Rosario Dawson, Catherine Keener, Melina Kanakaredes, Kevin McKidd, Joe Pantoliano, Uma Thurman
Roteiro: Rick Riordan (livro), Craig Titley
Duração: 118 min.
Minha nota: 5/10
Nota do Digo: 7/10
Nota da Dani: 5/10

Cecilia Barroso

Cecilia Barroso é jornalista cultural e crítica de cinema. Mãe do Digo e da Dani, essa tricolor das Laranjeiras convive desde muito cedo com a sétima arte, e tem influências, familiares ou não, dos mais diversos gêneros e escolas. Faz parte da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema e das Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.
4 Comentários
Inline Feedbacks
Ver comentário
Dani Strieder
Dani Strieder
28/02/2010 14:39

Bom, eu nem sabia que esse filme tinha um livro dele. Acho que se eu tivesse lido esse tal livro a nota seria ainda menor (detalhe: minha nota foi 5).
O filme é muito previsível mesmo e convenhamos que existem atores mirins muito melhores, não é mesmo?
Para mim o que "salvou" uma de várias passagens do filme foi a presença de Uma Thurman e de resto… Alguns efeitos são legais.
Eu dispensaria ver esse filme no cinema e nem recomendo em DVD. Talvez na "sessão da tarde" quando não estiver fazendo nada (e ainda tenho dúvidas se ler um livro ou dormir não seria melhor).

Wally
Wally
22/02/2010 16:38

Acho legal como você informa também a nota dos pequenos. Esse aí vou dispensar e deixar pro DVD.

Vinícius P.
Vinícius P.
19/02/2010 23:57

Realmente não tenho muita expectativa para esse filme e talvez por isso seja até uma experiência agradável.

Botão Voltar ao topo