Se Nada Mais Der Certo

(Se Nada Mais Der Certo, BRA, 2008)

Drama

Direção: José Eduardo Belmonte

Elenco: Cauã Reymond, Caroline Abras, João Miguel, Luiza Mariane, Milhem Cortaz, Adriana Lodi, Murilo Grossi, Eucir de Souza, Tainá Muller, Roberta Rodrigues, Mariah Teixeira, Leandra Leal

Roteiro: José Eduardo Belmonte

Duração: 120 min.

Minha nota: 7/10

Uma boa surpresa do festival foi o longa Se Nada Mais Der Certo, do brasiliense José Eduardo Belmonte. Apesar de ter entrado na sessão sem esperar grandes coisas, depois de A Concepção, fui envolvida pelo ritmo frenético e o tom pessimista da trama.

O filme, que lembra Sam Peckinpah em alguns momentos, conta a história de um jornalista ferrado que mora com uma viciada em drogas e o filho dela. Sem dinheiro nem para pagar a luz, ele e dois novos amigos, uma figura andrógina e um taxista devastado pelo suicídio do pai, se unem para praticar delitos cada vez mais perigosos.

A fotografia do filme, assinada por André Lavenère, e a montagem, de Frederico Ribeincher, foram fundamentais para o envolver o público e demonstrar a realidade frenética de uma metrópole, no caso São Paulo.

O elenco está muito bem e, ao contrário do esperado, Cauã Reymonds consegue encarnar a figura do bonzinho lascado que explode em momentos de tensão. Claro que sua atuação ainda não pode ser comparada com a dos sempre competentes e surpreendentes Milhem Cortaz e João Miguel e nem com a da estreante em longas Caroline Abras.

A trilha sonora, com grandes clássicos do rock mundial e uma trilha infantil bem conhecida, é outro ponto alto do filme.

Apesar de todas as qualidades, algumas opções por tomadas longas e narradas me incomodaram um pouco, mas nada que estrague o filme.

O resultado final é positivo e, apesar de ser um drama, traz mais uma vez às telas o gênero ação, em uma produção que pode entrar facilmente no circuito e ter sucesso de público, mostrando que não é só de comédias pasteurizadas e tropas de elite que precisa viver o cinema comercial popular brasileiro.

Uma boa pedida!

Um Grande Momento

A invasão da casa pelos mascarados.



Prêmios e indicações
(as categorias premiadas estão em negrito)

Festival do Rio: Filme, Atriz (Caroline Abras)

IC Brasília 2008

Sair da versão mobile