Um Ato de Liberdade

(Defiance, EUA, 2008)

A história real da fuga dos irmãos judeus Tuvia, Zus e Asael Bielski para a floresta de Nalibokov, na Bielorussia, onde criaram uma comunidade de resistência durante a ocupação nazista da Europa Oriental, é o tema principal do filme Um Ato de Liberdade.

A história dos irmãos é interessante e comovente, mas tem uma dificuldade enorme de convencer na tela e termina não funcionando bem. Mais uma vez, Edward Zwick (Lendas da Paixão) se perde e demonstra a mesma falta de identidade e de ousadia de qualquer outro trabalho.

Não que as coisas não estejam nos lugares onde esperamos. Pelo contrário. Tudo está devidamente colocado, muito bem posicionado e previsível como sempre. Os clichês vêm e vão com tanta naturalidade que depois de trinta minutos de projeção já sabemos o que vai acontecer. E, pior, estamos cansados de tudo aquilo.

Nem a presença de Daniel Craig, que conseguiu até mesmo imprimir uma nova personalidade a James Bond, uma das personagens mais conhecidas do cinema, foi suficiente para prender os espectadores e surpreender. Ao seu lado, os bons atores Liev Schreib (Sob o Domínio do Mal) e Jamie Bell (Billy Elliot) também não tem mais sucesso. Mas acabam fazendo a diferença no meio de tanta mesmice.

A equipe técnica de primeira linha também se destaca, mas não resolve o problema. Isso serve para a bela fotografia do português Eduardo Serra (Moça com Brinco de Pérola), o excelente desenho de produção de Dan Weil (O Quinto Elemento) e a marcante trilha sonora de James Newton Howard (Batman – O Cavaleiro das Trevas).

No final é mais um daqueles filmes que eram para ser, mas não conseguiram. Tão bonito quanto vazio.

Claro que quem gosta de filmes históricos, principalmente os que envolvem a Segunda Guerra, pode se interessar muito. Quem não aguenta clichês vai sofrer por mais de duas horas. E sem descanso.

Um Grande Momento

A cena com o refém, talvez.

Prêmios e indicações (as categorias premiadas estão em negrito)

Oscar
: Trilha Sonora (Thomas Newton Howard)

Globo de Ouro: Trilha Sonora (Thomas Newton Howard)

Links

Drama
Direção: Edward Zwick
Elenco: Daniel Craig, Liev Schreiber, Jamie Bell, Alexa Davalos, Allan Corduner, Mark Feuerstein, George MacKay, Mark Margolis, Jacek Koman, Clayton Frohman
Roteiro: Nechama Tec (livro), Edward Zwick, Clayton Frohman
Duração: 137 min.
Minha nota: 4/10

Sair da versão mobile