125 anos de História no Telecine

Apenas parem tudo aquilo que estão fazendo aquilo que estão fazendo para darem uma olhada nessa pérola, ou melhor, nessa coleção de pérolas que o Telecine disponibilizou em seu streaming para comemorar os 125 anos de História do Cinema. São tantos filmes incríveis que é difícil escolher por onde começar.

Batizado de Festival 125 Anos de Cinema, o programa é perfeito para essa segunda onda do Covid-19, quando as pessoas devem lembrar-se de o quanto é importante observar as normas de isolamento social e a necessidade de permanecer em casa para proteger-se e proteger as outras pessoas. Além de ser uma ótima chance de conhecer um pouco mais a história da Sétima Arte, começando com o primeiro cinema e alcançando os dias de hoje, sem deixar de passar por fases como Impressionismo Francês, Expressionismo Alemão, Era de Ouro de Hollywood, Neorrealismo Italiano e Cinema Novo Brasileiro.

Viagem à Lua, de George Méliès

Para facilitar a jornada por esses 125 anos, a plataforma separou os títulos em mostras temáticas imperdíveis. A primeira delas é uma que resgata uma história apagada da historiografia do cinema, a “Pioneiras do Cinema”, com filmes de de Alice Guy-Blanché, a mãe do cinema; Lois Weber; Mabel Normand; Germaine Dulac, e Marie-Louise Iribe.

De lá parte para “O Primeiro Cinema”, com clássicos de George Méliès, D. W. Griffith, Carl Theodor Dreyer, Buster Keaton, Cecil B. DeMille e outros. “A Montagem Soviética” e as inovações de Dziga Vertov e Sergei Eisenstein vem em seguida. E ainda tem tanta coisa incrível. Tem terror, surrealismo, noir, Western Spaghetti, Nouvelle Vague, retomada, Blaxploitation. São horas e horas de filmes imperdíveis.

Além das mostras, outras listas trazem cineastas fundamentais e cinematografias selecionadas. E o melhor, quem não é assinante do Telecine tem 30 dias para curtir do Festival 125 Anos de Cinema gratuitamente. É só pegar a pipoca, gente!

Sair da versão mobile