Notícias

125 anos de História no Telecine

Apenas parem tudo aquilo que estão fazendo aquilo que estão fazendo para darem uma olhada nessa pérola, ou melhor, nessa coleção de pérolas que o Telecine disponibilizou em seu streaming para comemorar os 125 anos de História do Cinema. São tantos filmes incríveis que é difícil escolher por onde começar.

Batizado de Festival 125 Anos de Cinema, o programa é perfeito para essa segunda onda do Covid-19, quando as pessoas devem lembrar-se de o quanto é importante observar as normas de isolamento social e a necessidade de permanecer em casa para proteger-se e proteger as outras pessoas. Além de ser uma ótima chance de conhecer um pouco mais a história da Sétima Arte, começando com o primeiro cinema e alcançando os dias de hoje, sem deixar de passar por fases como Impressionismo Francês, Expressionismo Alemão, Era de Ouro de Hollywood, Neorrealismo Italiano e Cinema Novo Brasileiro.

Festival 125 Anos de Cinema do Telecine: Viagem à Lua, de George Méliès.
Cecilia Barroso | Cenas de Cinema Viagem à Lua, de George Méliès

Para facilitar a jornada por esses 125 anos, a plataforma separou os títulos em mostras temáticas imperdíveis. A primeira delas é uma que resgata uma história apagada da historiografia do cinema, a “Pioneiras do Cinema”, com filmes de de Alice Guy-Blanché, a mãe do cinema; Lois Weber; Mabel Normand; Germaine Dulac, e Marie-Louise Iribe.

Apoie o Cenas

De lá parte para “O Primeiro Cinema”, com clássicos de George Méliès, D. W. Griffith, Carl Theodor Dreyer, Buster Keaton, Cecil B. DeMille e outros. “A Montagem Soviética” e as inovações de Dziga Vertov e Sergei Eisenstein vem em seguida. E ainda tem tanta coisa incrível. Tem terror, surrealismo, noir, Western Spaghetti, Nouvelle Vague, retomada, Blaxploitation. São horas e horas de filmes imperdíveis.

Além das mostras, outras listas trazem cineastas fundamentais e cinematografias selecionadas. E o melhor, quem não é assinante do Telecine tem 30 dias para curtir do Festival 125 Anos de Cinema gratuitamente. É só pegar a pipoca, gente!

Redação

O Cenas de Cinema é um veículo informal e divertido que tem como principal objetivo divulgar a sétima arte, com críticas, notícias, listas e matérias especiais
Botão Voltar ao topo