Crítica | Streaming e VoD

10 Coisas que eu Odeio em Você

(10 Things I Hate About You, EUA, 1999)
Nota  
  • Gênero: Comédia, romance
  • Direção: Gil Junger
  • Roteiro: Karen McCullah Lutz, Kristen Smith
  • Elenco: Gil Junger Elenco: Heath Ledger, Julia Stiles, Larisa Oleynik, Joseph Gordon-Levitt, Larry Miller, Daryl Mitchell
  • Duração: 100 minutos

Shakespeare é sempre atual e já foi adaptado para as mais diferentes épocas e nas mais diferentes línguas. “A Megera Domada”, peça na qual 10 Coisas que eu Odeio em Você se baseia, conta a história de uma menina nova, muito desejada e disputada pelos moradores de sua cidade, mas que só pode pensar em se casar se sua irmã mais velha o fizer primeiro. Acontece que a mais velha tem um gênio muito difícil e somente um arranjo pode resolver essa situação. É aí que entra o cara de jeito durão que “domará a fera”, tratando-a de acordo com o que ela fizer com ele.

A trama original dá muito pano para manga e as roteiristas Karen McCullah e Kristen Smith (também parceiras no roteiro de Legalmente Loira) não desperdiçam o gancho, modernizando e criando a possibilidade de trazer uma perspectiva feminina. O filme é ambientado em uma escola de segundo grau e conta com os tipos que já estamos acostumados a ver em produções adolescentes estadunidenses. Quando se pensa em sentimentos e hormônios, existe um paralelo interessante entre as realidades de vida das cortes do passado e do microuniverso juvenil retratado na modernidade.

O bom roteiro, fiel ao original nos pontos-chaves do enredo, mas livre na interpretação e construção de atmosfera, dá graça ao filme. O diretor Gil Junger entende bem onde deve chegar e, mesmo seguindo a estrutura mais padrão de todas, encontra o tom certo. Mais do que isso, ainda criou cenas que serão lembradas e citadas por muito tempo, como a declaração cantada por Patrick na arquibancada, ou aquela declamada por Kat depois de tudo.

Apoie o Cenas

Para além, 10 Coisas que eu Odeio em Você tem algo muito especial: a química do seu elenco e do casal de protagonistas vividos por Julia Stiles (Inimigo Íntimo) e Heater Ledger (O Patriota). Ainda que iniciantes, mas conscientes e muito preparados para todas as exigências do filme, os dois esbanjam simpatia e profissionalismo.

De resto, é mais uma historinha água com açúcar ao estilo das produções tão famosas dos anos 1990, que, desde Uma Linda Mulher, assumiram uma estrutura e foram adaptando histórias. Porém, 10 Coisas Que Eu Odeio em Você tem consciência de com quem quer falar e faz muito bem o seu trabalho. Mais indicada para meninas do que para mulheres, é um filme divertido e vai bem acompanhado com uma pipoca e um refrigerante bem geladinho, ou um pote de sorvete de chocolate, se o coração estiver partido. Mas também é um ótimo programa para juntar uma turminha (de meninas apaixonadas, de preferência).

Um Grande Momento
O poema

Cecilia Barroso

Cecilia Barroso é jornalista cultural e crítica de cinema. Mãe do Digo e da Dani, essa tricolor das Laranjeiras convive desde muito cedo com a sétima arte, e tem influências, familiares ou não, dos mais diversos gêneros e escolas. É votante internacional do Globo de Ouro e faz parte da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema, Critics Choice Association, OFCS – Online Film Critics Society e das Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.
Botão Voltar ao topo