Crítica | Streaming e VoD

Vicky Cristina Barcelona

(Vicky Cristina Barcelona, ESP/EUA, 2008)

Comédia

Direção: Woody Allen
Elenco: Rebecca Hall, Scarlett Johansson, Penélope Cruz, Javier Bardem, Chris Messina, Patricia Clarkson, Kevin Dunn
Roteiro: Woody Allen
Duração: 96 min.
Minha nota: 8/10

Apoie o Cenas

Bom, para começar eu sou uma fã incondicional de Woody Allen. Para mim, ninguém escreve um roteiro tão bem quanto ele, por mais que tentem. Então, como era de se esperar, minha curiosidade para conferir o novo Vicky Cristina Barcelona estava quase no limite máximo permitido. Hoje, finalmente, pude conferir o filme.

Duas amigas completamente diferentes uma da outra vão passar as férias de verão em Barcelona, na casa da prima de uma delas. Lá, depois dos passeios turísticos, conhecem um pintor bonitão e sem papas na língua que as convence a passar um final de semana em uma cidade próxima.

O problema é que ele ainda nutre uma paixão mal resolvida com a ex-mulher, que é completamente pirada.

Confesso que, em um primeiro momento, achei que Allen estava perdendo a mão e deixando o ritmo do filme mais lento do que deveria mas, de repente, ele o recuperava e, pouco tempo depois, perdia de novo. A oscilação me deixou frustrada, mas só até eu perceber que era parte da história.

Genialmente, para demonstrar o que é uma paixão, as coisas começam animadas e vão ficando repetitivas, meio enjoativas e sem graça. Mas se alguma coisa nova acontece, tudo volta ao primeiro estado. Na minha interpretação, o ritmo do filme representa como as coisas são vividas pela personagem Cristina, que tem um problema sério de vício pela paixão.

A trilha sonora, composta por músicas bem espanholas e guitarras ciganas é, como sempre, sensacional. Assim como a fotografia do filme, do espanhol Javier Aguirresarobe, conhecido por seu trabalho em Mar Adentro, Os Outros e Fale Com Ela.

Os atores estão ótimos e, sem nenhuma dúvida, Penélope Cruz merece todos os elogios que anda recebendo e mais alguns. Ela está fantástica e toma conta da cena. Rebecca Hall, menos conhecida, foi uma boa surpresa e está ótima como a contida Vicky. Bardem está excelente e lindo e Johansson não compromete.

Um filme descontraído e interessante. Bom para ver quando as coisas não vão bem, ou quando vão bem demais.

Alguns podem ficar incomodados com essa história do ritmo, mas nada que vá atrapalhar o filme.

Um Grande Momento
Maria Elena surtando na cozinha.

Logo-Oscar1Oscar 2009
Melhor Atriz Coadjuvante (Penélope Cruz)



Links

Site Oficial

Imdb


FIC Brasília 2008

Cecilia Barroso

Cecilia Barroso é jornalista cultural e crítica de cinema. Mãe do Digo e da Dani, essa tricolor das Laranjeiras convive desde muito cedo com a sétima arte, e tem influências, familiares ou não, dos mais diversos gêneros e escolas. É votante internacional do Globo de Ouro e faz parte da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema, Critics Choice Association, OFCS – Online Film Critics Society e das Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.
11 Comentários
Inline Feedbacks
Ver comentário
Anonymous
Anonymous
03/11/2008 15:40

Este filme estreia no Brasil dia 14/Novembro. Mais informações http://www.imagemfilmes.com.br ou http://www.youtube.com/watch?v=2gzdYgtHw2w para acessar o Trailer

Cecilia Barroso
Cecilia Barroso
31/10/2008 13:31

Oi, Luciano!

É incrivel mesmo! Acho que você vai gostar bastante!

Beijocas

Luciano Lima
Luciano Lima
31/10/2008 13:12

É fato: Cruz+Espanha=Atuação de Verdade. Eu não entendo como apenas um ambiente diferente é responsável por tamanha mudança e seu texto me deixou ainda mais curioso, não só sobre a atriz, mas por causa dessa composição oscilante do Allen.

Cecilia Barroso
Cecilia Barroso
31/10/2008 06:31

Oie!!!

Kau – Então somos dois! E estou aproveitando tudo que eu posso!

Ana – Sério? E eu gosto tanto dele. Match Point é um filmaço realmente. Mas tomara que você goste de Vicky Cristina Barcelona…

Red Dust – Nesta década ele produziu mesmo um filme bem ruim, aquele com a Christina Ricci.
O elenco de Vicky Cristina é todo muito bom e tem muita cena de Barcelona!

Beijocas para todos!!!

Red Dust
Red Dust
31/10/2008 02:05

Embora ache que Woody Allen esteja algo irregular na última década, este filme tem um ‘must’ que é a presença de Bardem. Só por esse motivo já deve valer a pena. Ah… e se tem cenas em Barcelona ainda melhor!!!!! :)

Beijinho.

Ana S.
Ana S.
30/10/2008 23:33

Eu não sou fã do Woody e só gostei mesmo do Match Point. Vi recentemente o Cassandra’s Dream e detestei por isso não vou com grandes expectativas para esse filme.
Beijos

Kau Oliveira
Kau Oliveira
30/10/2008 22:37

Cecília, espero que esteja aproveitando por mim!! =)

Pense numa pessoa muito, mas muuuito fã de Woody Allen e de Penélope Cruz e que, além disso, está esperando há tempos este filme. Pensou? Este sou eu!!

Bjos.

Cecilia Barroso
Cecilia Barroso
30/10/2008 19:27

Oi, gente!

O filme é muito bom!

Michel – Eu gostei muito, acho que vale a pena!

Vivi – Não sei quanto ao filme, mas quanto à atuação de Penélope Cruz acho que não tem a menor chance de você não gostar.

Vinícius – Olha, merece, viu? A personagem é ótima e ela não só dá conta do recado como ainda acrescenta.

Beijocas!!!

Vinícius P.
Vinícius P.
30/10/2008 19:04

Estou super ansioso pelo filme. Dizem mesmo que o grande destaque de “Vicky” é a atuação da Penelope Cruz, o que é ótimo – acho que terá sua segunda indicação ao Oscar.

Violinista do Cinema
Violinista do Cinema
30/10/2008 18:46

espero que eu partilhe da mesma opinião que vc pois espero bastante do filme e da atuação de Penelope…
bjoosssss

Michel Ribeiro
Michel Ribeiro
30/10/2008 17:13

Pelo Trailer o filme parece ser ótimo.
Bela dica
=D

Botão Voltar ao topo