Crítica | Outras metragens

20th HollyShorts: Dr. No Means No e Out of Run

Continua...

Dois curtas do modelo “brincadeira de gênero”, com promessas de retorno das personagens nos créditos finais, divertiram o público da 20ª edição HollyShorts Film Festival. Dr. No Means No e Out to Run são comédias que trazem o cinema de gênero para a tela, enquanto o primeiro busca a ação de espionagem, o segundo está interessado no terror cômico. Embora nenhum dos dois seja completamente evidente em seu começo, isso se transforma quando as viradas acontecem e as tramas se realizam.

Dr. No Means No – desde Austin Power esse trocadilho é fraco, gente – traz a questão do gênero homem/mulher e não o cinematográfico, para a história. Esposas acompanham seus parceiros em uma noitada de pôquer. Na verdade, estão ali para uma missão. Humor e ação se misturam no filme de Kestrin Pantera. Ela sabe como inverter papéis e bagunça os clichês de filmes de espionagem; brinca com os estereótipos de vilões e da estrutura patriarcal estabelecida, além de elaborar sequências de luta bem competentes.

Seguindo um caminho diferente, em tom, cores e ritmo, pelo menos até determinado momento, Out of Run: A Tale of Blood Velvet procura o romance entre Jesse e Cole, dois gays que moram em San Francisco. James Berry cria sua fantasia para, de certa maneira, quebrar outro estereótipo acerca de uma comunidade. Ele ainda encontra espaço para criar uma divertida personagem: Cass Celinski, que surge com toda pompa e circunstância numa sequência inesperada e cheia de ação.

Apoie o Cenas

Enquanto Pantera finaliza melhor sua história, Berry é mais evidente em sua intenção. Ainda que se resolvam, os dois filmes estão preocupados com eventos específicos e estabelecem personagens maiores do que suas próprias tramas, abrindo espaço para possíveis prolongamentos. E não são só as cartelas que dizem isso, mas a própria forma dos curtas.

De qualquer maneira, tanto Dr. Means No quanto Out of Run são muito cuidadosos na criação da atmosfera e, cada um a seu jeito, têm produções eficientes, que entretêm do começo ao fim. De brincadeiras com os padrões a surpresas inesperadas, são eficientes em seu principal objetivo: criar figuras que permanecem mesmo depois que os filmes acabam.

Grandes momentos
“Não mate as agentes russas ou chinesas” e “Quem é você?

(Dr. No Means No, EUA, 2024)

  • Gênero: Ficção
  • Direção: Kestrin Pantera
  • Roteiro: Kestrin Pantera
  • Elenco: Emily Chang, J.J. Nolan, Charlotte Ubben, Breeda Wool, Cool Benson, Alex Klein, Jason Sklar, Randy Sklar
  • Duração: 10 minutos

(Out to Run: A Tale of Blood Velvet, EUA, 2024)

  • Gênero: Ficção
  • Direção: James Berry
  • Roteiro: James Berry
  • Elenco: Matt Lauria, Briana Venskus, Ryan McCartan, Miles Tagtmeyer
  • Duração: 10 minutos

Cecilia Barroso

Cecilia Barroso é jornalista cultural e crítica de cinema. Mãe do Digo e da Dani, essa tricolor das Laranjeiras convive desde muito cedo com a sétima arte, e tem influências, familiares ou não, dos mais diversos gêneros e escolas. É votante internacional do Globo de Ouro e faz parte da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema, Critics Choice Association, OFCS – Online Film Critics Society e das Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.
Assinar
Notificar
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver comentário
Botão Voltar ao topo