A Academia Brasileira de Cinema anunciou nesta segunda-feira (15) que O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, será o representante do Brasil na disputa por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar® 2026. O longa foi o escolhido entre seis finalistas e chega à corrida após conquistar quatro prêmios no Festival de Cannes: Melhor Direção, Melhor Ator (para Wagner Moura), FIPRESCI e Art et Essai, da Association Française des Cinémas d’Art et d’Essai (AFCAE).
Protagonizado por Wagner Moura, o filme narra a história de Marcelo, um professor universitário que se muda para Recife durante a ditadura militar e descobre estar sob vigilância. A estreia nos cinemas brasileiros está marcada para 6 de novembro.
O anúncio mantém a expectativa de o Brasil emplacar um longa na categoria por dois anos seguidos — feito que só ocorreu entre 1998 e 1999, após a primeira vitória do país com o filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciará a shortlist dos filmes em 16 de dezembro e os cinco finalistas, em 22 de janeiro de 2026. A cerimônia de premiação acontecerá em 15 de março.
A hora da campanha
Ao falar da escolha, Kleber Mendonça Filho agradeceu à indicação pelo comitê de seleção da Academia Brasileira e a todo o apoio que o filme tem recebido. “Nossa campanha começou em maio, no Festival de Cannes, e agora segue mais forte ainda. Grande abraço por todo o apoio popular e para o comitê de seleção pela confiança a esse filme que acaba de começar a ser visto no Brasil”, declarou.
A campanha internacional do filme segue intensa, com exibições em festivais estratégicos como o AFI Latin American Film Festival (EUA), o Festival de San Sebastián (Espanha), o BFI London Film Festival (Reino Unido) e o Festival de Morelia (México). Em outubro, abre o BRAVO Film Festival, no Museu da Academia em Los Angeles, em sessão apresentada por Walter Salles. No Brasil, já passou pelo Festival de Brasília e terá sessões em eventos como o CineBH, o Cine Ceará e o Festival do Rio antes do lançamento nacional.
“Que honra o reconhecimento da Academia Brasileira de Cinema e a indicação para representar o Brasil no Oscar”, afirmou a produtora Emilie Lesclaux ao destacar que o momento agora é de campanha intensa. “Estou orgulhosa do filme que fizemos e da nossa trajetória. Trabalharemos muito para levarmos O Agente Secreto o mais longe possível, representando a força do cinema brasileiro e de Pernambuco no mundo”, disse.
Wagner Moura, protagonista de O Agente Secreto, fez questão de lembra que o filme foi escolhido em um grande momento do cinema nacional: “Estamos todos muito felizes e gratos com a decisão da Academia, sobretudo considerando a extraordinária safra de filmes brasileiros que concorreram este ano — todos excelentes!”. O ator complementou dizendo que “agora nós vamos trabalhar para honrar essa confiança, fazendo o melhor que pudermos para representar bem nosso país, nosso cinema, nossa cultura mundo afora”.
Além da estreia no Brasil, “O Agente Secreto” terá distribuição em mais de 90 países, incluindo grandes mercados como Estados Unidos, China, México e Coreia do Sul.


