(Drag Me to Hell, EUA, 2009)
Até hoje em dia os Estados Unidos tentam superar uma das suas crises financeiras mais graves. Com o reajuste dos juros, congelados e facilitados no pós 11 de setembro, o ano de 2007 foi marcado pelo aumento das dívidas bancárias dos cidadãos americanos. Milhares de pessoas que hipotecaram suas casas se viram sem condição de pagar suas prestações e o número de inadimplentes cresceu assustadoramente. E a bola de neve continuou a aumentar.
No melhor estilo “isso dá filme”, os irmãos Sam e Ivan Raimi resolveram criar uma história baseada nesta realidade e descobriram um excelente motivo para o diretor de Homem-Aranha voltar ao terrir, gênero que o deixou conhecido e divertiu tanta gente nos anos 80, o terror escrachado, que assusta, mas também faz rir e muito.
A protagonista é a boazinha Christine Brown, que precisa deixar o coração pra lá caso queira ser promovida ao cargo de gerente auxiliar. Para provar ao chefe que consegue tomar decisões difíceis, ela resolve negar a uma estranha cliente idosa a prorrogação da hipoteca. Tudo daria certo se a velha não fosse uma cigana com conhecimentos para amaldiçoar sua alma e transformar, literalmente, sua vida em um inferno.
O filme acaba sendo uma deliciosa homenagem à trilogia Uma Noite Alucinante, com referências e tudo, taí a cena do olho que não me deixa mentir. Raimi mantém o humor, os sustos e ainda se aproveita das inovações tecnológicas que vieram com esses quase 25 anos de cinema, mas sem perder a noção de que se ficasse perfeito demais perderia alguns pontos. Ou seja, é assumidamente tosco.
A história é interessante e algumas cenas são inesquecíveis, como a violenta briga na garagem que provoca risadas e tensão na mesma medida. Com o bom ritmo e uma trilha sonora curiosa de Christopher Young, o filme chega fácil ao seu final e não frustra o espectador.
Além de todas as qualidades, o filme ainda tem um grande trunfo: a atualidade e quase universalidade do seu tema. Imagine quantas pessoas no mundo não pensaram em amaldiçoar o seu gerente de empréstimo, hipoteca ou cartão de crédito por falta de dinheiro?
Daquelas boas e imperdíveis surpresas que o cinema oferece pra gente. Perfeito para quem gosta deste tipo de terror.
Um Grande Momento
A briga na garagem.
Links
Terror
Direção: Sam Raimi
Elenco: Alison Lohman, Justin Long, Lorna Raver, Dileep Rao, David Paymer, Adriana Barraza, Chelcie Ross, Reggie Lee, Molly Cheeck
Roteiro: Ivan Raimi, Sam Raimi
Duração: 99 min.
Minha nota: 8/10
nossa é o mlhor filme de terror que eu ja vi noa a sam rami e ao pessoal que fez o filme
Preciso ver este filme com certa urgência. Vou tentar neste feriado, rsrs. ;)
Eu gostei bastante do filme… Sam Raimi realmente é muito melhor no trash do que nos super heróis, rs..
É bem a cara do diretor Sam Raimi (que já havia realizado feitos notáveis no gênero, como por exemplo, Uma Noite Alucinante). Espero que agora que ele chutou o balde do Homem-Aranha volte às boas com o estilo que o consagrou.
Cultura? o lugar é aqui:
http://culturaexmachina.blogspot.com
Um belo pedaço de entretenimento, foi um dos filmes com os quais eu mais me diverti ano passado.
Nota 8,0
Sem dúvida foi uma das boas surpresas do último ano. Raimi foi certeiro ao trazer as raízes do gênero para a história, algo que pouco se vê atualmente.